:

O que o SUS oferece para quem tem fibromialgia?

Helena Fernandes
Helena Fernandes
2025-07-18 13:07:08
Count answers : 19
0
O tratamento da fibromialgia nem sempre é simples, muitas vezes envolvendo uma combinação de terapias físicas, medicamentos, acompanhamento psicológico e mudanças no estilo de vida. No entanto, agora, graças à Lei 14.705/2023, os pacientes podem contar com o Sistema Único de Saúde (SUS) para receber todo o suporte necessário. Essa legislação regulamenta o tratamento integral da fibromialgia pelo SUS, garantindo que os pacientes tenham acesso aos cuidados adequados, independentemente de sua condição financeira. Portanto, se você ou alguém que você conhece sofre com fibromialgia, saiba que o SUS deve fornecer todo o tratamento necessário para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
2025-07-16 10:47:34
Count answers : 20
0
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerá tratamento para pessoas com síndrome de fibromialgia ou fadiga crônica. A proposta garante ao paciente atendimento multidisciplinar com médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além de assegurar o acesso a exames, assistência farmacêutica e outras terapias. Com essa política de atendimento na saúde, no SUS, para as pessoas com fibromialgia, nós estamos, primeiro, reconhecendo a doença, dando visibilidade a ela, possibilitando que essas pessoas possam, enfim, resgatar suas vidas ou ter suas vidas de volta, desse atendimento multissetorial.
Jaime Brito
Jaime Brito
2025-07-02 22:11:23
Count answers : 21
0
O acesso ao diagnóstico e tratamento da fibromialgia deve começar em uma das unidades de saúde da atenção primária do município de residência do paciente, onde todo o processo de investigação será iniciado e as orientações efetuadas pela equipe. Na Atenção Primária à Saúde, além do cuidado direcionado à dor, pode ser oferecido um olhar mais abrangente que inclua questões da saúde mental, atividade física, práticas integrativas e hábitos saudáveis. Caso haja necessidade de abordagem de maior complexidade para acompanhamento, o caso poderá ser encaminhado pela equipe UBS, através do sistema GERCON para serviços de média e alta complexidade habilitados pelo Estado, como ambulatórios de neurologia e de reumatologia além de outras especialidades. A SES também tem estimulado a pesquisa sobre a doença no Estado e a revisão e elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, que permitam uma melhor regulação de acesso, além do incentivo à formação e a capacitação de profissionais de saúde no atendimento à pessoa com fibromialgia, bem como a educação de seus familiares. Os Protocolos Clínicos e as Diretrizes Terapêuticas recomendam a prática de exercícios físicos regulares. Os medicamentos são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente e para possibilitar a prática de exercícios físicos. Alguns fármacos, como a pregabalina e a duloxetina, agem na maior sensibilidade à dor. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de diversos sintomas.
Cristiano Fernandes
Cristiano Fernandes
2025-07-02 19:32:52
Count answers : 19
0
Até o momento, a pessoa com fibromialgia tem direito, pelo Sistema Único de Saúde, a acompanhamento integral, incluindo tratamentos nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia. O mesmo paciente também tem acesso garantido a exames complementares, incluindo fisioterapia e atividade física, e, com a aprovação do projeto, haverá a inclusão de acompanhamento nutricional.
Viviane Almeida
Viviane Almeida
2025-07-02 19:24:02
Count answers : 16
0
O Projeto de Lei 598/23 considera a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, e obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença. A fibromialgia é uma condição que afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de falta de sono, cansaço, distúrbios do humor e podendo causar ansiedade e depressão. A fibromialgia, apesar de causar grande sofrimento ao paciente, é atualmente tratada conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) sobre dor crônica. Não há dúvida que a doença gera quadros que podem ser classificados como deficiência, sendo necessário, portanto, assegurar a todas essas pessoas o melhor tratamento disponível.
Lia Rodrigues
Lia Rodrigues
2025-07-02 18:16:12
Count answers : 21
0
De acordo com o texto, o SUS oferece atendimento integral às pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica, incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia, bem como acesso a exames complementares e terapias reconhecidas, como fisioterapia e atividade física. Além disso, a lei prevê acompanhamento nutricional e fornecimento de medicamentos para essas pessoas. O SUS também oferece o mesmo tratamento para pessoas com síndrome complexa de dor regional ou outras doenças correlatas. A norma ainda prevê a divulgação de informações e orientações abrangentes sobre as doenças e sobre as medidas preventivas e terapêuticas disponíveis. Esses atendimentos já estão previstos em portaria do Ministério da Saúde.
Rodrigo Loureiro
Rodrigo Loureiro
2025-07-02 17:52:27
Count answers : 26
0
A rede da Secretaria de Saúde oferece diversas práticas integrativas gratuitas que podem auxiliar no tratamento da síndrome, além do medicamentoso. A acupuntura é uma delas. Em pacientes com fibromialgia, a prática complementa os tratamentos tradicionais, trazendo melhora na qualidade de vida e nas práticas do dia a dia. As chamadas Práticas Integrativas em Saúde são entendidas como formas de cuidado que abordam a saúde do ser humano em sua multidimensionalidade. Além da acupuntura, são exemplos de PIS oferecidas pela rede pública: arteterapia, auriculoterapia, automassagem, fitoterapia, homeopatia, Lian Gong em 18 terapias, medicina e terapias antroposóficas, meditação, musicoterapia, reiki, shantala, tai chi chuan, Terapia Comunitária Integrativa, ayurveda, ioga e Técnica de Redução de Estresse. A Secretaria de Saúde oferece diversas práticas integrativas gratuitas que podem auxiliar no tratamento da fibromialgia. Os pacientes nessa condição devem ser acompanhados por médicos das Unidades Básicas de Saúde. Caso a fibromialgia esteja associada a alguma outra doença reumática, o usuário pode ser encaminhado à avaliação com especialista em hospitais regionais da rede que tratam a síndrome.