O que é melhor para fibromialgia, Pilates ou academia?

Bruna Morais
2025-07-23 05:16:40
Count answers
: 15
A prática de exercícios compõe o tratamento, porém é preciso observar o tipo, intensidade e duração das atividades para que seja mais adequado ao paciente.
Pacientes com a síndrome apresentam elevados níveis de fadiga e dor após exercícios físicos sem acompanhamento ou de alto impacto.
As atividades de baixa intensidade como Pilates atuam na diminuição dos sintomas da síndrome e são mais eficazes na melhora da qualidade de vida do paciente.
O Pilates movimenta todo o corpo e também exercita a mente, promovendo relaxamento físico e mental, proporcionando assim um aumento da qualidade do sono.
Os exercícios de alongamento no Pilates permitem a reabilitação muscular, possibilitando o alívio de tensões, melhora da amplitude e controle da coordenação motora.
É recomendado uma frequência mínima de 2 vezes por semana e que as aulas iniciem com intensidade leve e aumente gradativamente.
Séries de flexibilidade, fortalecimento muscular e liberação miofascial, que auxilia na reabilitação neuromuscular, podem ser utilizadas.
Os programas de exercícios possibilitam a diminuição dos sintomas da fibromialgia na vida dos pacientes.
O tipo, a intensidade e a duração dos exercícios variam conforme o grau do problema apresentado.
Os exercícios podem ainda melhorar os níveis de ansiedade, depressão e diminuir o estresse dos pacientes.
Em resumo, é um método que vem demonstrando sua eficácia em reduzir os efeitos da doença e aumentar a qualidade de vida dos pacientes que utilizam a técnica para obter melhores resultados e retomar a realização das atividades diárias.

Tomé Figueiredo
2025-07-12 16:39:55
Count answers
: 12
A resposta para a pergunta "O que é melhor para fibromialgia, Pilates ou academia?" não é encontrada diretamente no texto fornecido, pois o texto não menciona a fibromialgia. Portanto, a resposta é: none.

Joana Vaz
2025-07-03 00:19:07
Count answers
: 18
Caminhada ou corrida, academia e hidroginástica não se mostram tão eficazes para a melhora dos sintomas como as atividades mais socializadas, como aulas de dança de salão, esportes ou outras modalidades de dança.
Estudos prévios demonstraram que a prática de exercício físico aeróbico contribui no controle da dor, fadiga, depressão e qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.
Considerada uma intervenção não medicamentosa, a atividade física atua positivamente na redução da dor, na melhora da qualidade de vida e da depressão.
A dor crônica é um importante fator causal para redução da qualidade de vida desses pacientes, o comprometimento do desempenho ocupacional e alteração do humor e depressão (que está entre as doenças psiquiátricas mais frequentes – aproximadamente 30% dos pacientes), mostram estudos.
Quem tem fibromialgia demonstra maior depressão, dor e, consequentemente, pior qualidade de vida do que a população normal “e os portadores de outras doenças reumatológicas como os portadores de osteoartrite de joelhos e artrite reumatoide”.

Sandro Rocha
2025-07-03 00:17:19
Count answers
: 20
Olá, qualquer exercício físico é bom para fibromialgia, você deve fazer o que conseguir e o que sente mais confortável naquele momento.
Sempre tente fazer um pouco de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
Os exercícios físicos tem evidência A para a fibromialgia e são indicados desde a primeira linha de tratamento.

Tomás Vicente
2025-07-02 22:28:24
Count answers
: 19
Além de medicação específica, recomenda-se atividade física orientada.
O paciente pode levar uma vida normal, sem dor e sem os demais sintomas.
A hidroterapia e o pilates são atividades físicas indicadas pois respeitam as limitações do paciente.
A hidroterapia é feita em piscina com água aquecida, entre 32 e 34 graus, e isso ajuda na realização dos alongamentos e a mobilidade articular.
Já o pilates terapêutico é uma atividade física muito prazerosa, e pode ser realizada por qualquer um, ao seu ritmo.
São duas ótimas alternativas para pacientes que não conseguem praticar atividades físicas por conta das dores causadas pela fibromialgia.

Davi Tavares
2025-07-02 20:01:40
Count answers
: 23
O Pilates apresentou melhores resultados para alívio da dor em comparação ao exercício aeróbico.
Os pacientes que praticaram Pilates necessitaram de menos sessões para alcançar uma redução de 30% na dor.
Houve uma melhoria significativa na qualidade do sono dos participantes do grupo de Pilates após seis meses.
77% dos participantes do grupo de Pilates relataram estar “muito satisfeitos” com o tratamento, enquanto no grupo aeróbico esse número foi de 61%.
Embora o Pilates tenha apresentado alguns benefícios adicionais, ele também teve um custo mais alto em comparação aos exercícios aeróbicos.
Ambas as modalidades de exercício são seguras e benéficas para pacientes com fibromialgia.
Enquanto o exercício aeróbico é amplamente recomendado e mais econômico, o Pilates se mostrou mais eficaz para o alívio da dor e melhoria do sono.
A escolha entre um e outro deve levar em consideração as preferências do paciente, o acesso às atividades e os custos envolvidos.
Se você tem fibromialgia e deseja iniciar uma atividade física, consulte um profissional para avaliar qual opção é mais adequada para suas necessidades.
Read also
- O que o SUS oferece para quem tem fibromialgia?
- Qual o melhor exercício na academia para quem tem fibromialgia?
- Onde se faz a carteirinha para quem tem fibromialgia?
- Qual é a nova Lei para quem tem fibromialgia?
- Em quais estados a fibromialgia é considerada PcD?
- Quem tem fibromialgia pode fazer agachamento?
- O alongamento é bom para fibromialgia?
- Qual é o código CID mais grave para fibromialgia?
- Foi aprovada a lei da fibromialgia?