:

Quais exercícios físicos amenizam os sintomas da TPM?

Irina Melo
Irina Melo
2025-07-06 00:48:20
Count answers: 6
A prática de exercícios físicos oferece vários benefícios, como a liberação dos hormônios dopamina e serotonina, que combatem boa parte dos sintomas. Portanto, a mulher que pratica atividade física provavelmente terá uma TPM mais amena, com menos dores de cabeça, cólicas e maior sensação de bem-estar. Até a autoestima dela tende a aumentar. Durante a TPM, embora não exista nenhuma restrição quanto à modalidade, a dica é optar pelos exercícios físicos que sejam mais confortáveis. Fernanda recomenda maneirar na intensidade e evitar atividades de maior impacto, visto que o corpo fica mais dolorido nesse período. Assim, mulheres que gostam de correr podem optar por uma caminhada quando estiverem ‘naqueles dias’. Mas reforçando: é uma sugestão para evitar o desconforto, não uma regra. O exercício físico é importante tanto para aliviar os sintomas do período pré-menstrual, quanto para a saúde da mulher como um todo. Ela vai perceber a melhoria na qualidade de vida à medida que se exercita ao longo das semanas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana, distribuídos por, no mínimo, 3 dias na semana.
Rúben Miranda
Rúben Miranda
2025-07-06 00:13:10
Count answers: 7
A boa notícia é que a alimentação e a prática de exercícios físicos podem amenizar os sintomas desse período de grande variação hormonal. Outra dica para amenizar a TPM é a prática de exercícios físicos. Durante a prática do exercício liberamos a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. A atividade física também acelera o metabolismo e contribui na melhora da circulação sanguínea. Além de aliviar os sintomas da TPM, essas dicas garantem também uma qualidade de vida mais saudável.
Letícia Nunes
Letícia Nunes
2025-07-05 23:13:40
Count answers: 9
Para driblar a TPM sem sofrer com muitos incômodos durante a prática da atividade física, a dica é apostar em exercícios aeróbicos, nos que focam na região pélvica ou, ainda, em alongamentos. Atividades que também ajudam a relaxar - como é o caso da caminhada e da ioga - também são muito indicadas para driblar a tensão pré-menstrual. E, no caso de quem sofre com cólicas muito intensas, podem ser as melhores escolhas por não exigirem tanto esforço assim do corpo. Porém, se você costuma fazer musculação, também pode aproveitar o treino para esse objetivo - só que tomando o cuidado de seguir uma carga mais leve para não pegar muito pesado e acabar sentindo dores. Ao se exercitar, você consegue melhorar a circulação sanguínea - o que vai trazer alívio para as temidas cólicas - e aumentar o metabolismo. Além disso, os exercícios também conseguem amenizar o inchaço do corpo e reduzir a melancolia que é tão comum nessa época por conta da liberação de endorfina - hormônio relacionado à sensação de bem-estar.
Alexandre Gonçalves
Alexandre Gonçalves
2025-07-05 21:59:00
Count answers: 13
Os exercícios físicos são importantes aliados para combater o desconforto do período da Tensão Pré-Menstrual. De acordo com a professora de educação física Juliana Carvalho, os exercícios aeróbicos, os alongamentos e os localizados para a região pélvica são os mais indicados. Para combater a TPM, os exercícios aeróbicos como bike, jump, corda, dança são muito indicados. Os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual. Os alongamentos também ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas. O exercício físico produz endorfinas de forma muito mais saudável, e a mulher não terá aquela compulsão por chocolates.