A musculação interfere na menstruação?

Tomás Melo
2025-08-17 22:49:02
Count answers
: 28
A prática de exercícios pesados com freqüência pode não só atrasar a menstruação, como fazer com que ela pare completamente por um determinado período.
Isso acontece porque o corpo gasta muita energia com as atividades, dificultando assim, a entrada no período fértil.
Já um treino pesado favorece o aumento da prolactina – hormônio que prepara a mulher para a amamentação, podendo provocar falhas na menstruação.
O excesso de atividade física pode levar até à falta da menstruação (amenorréia), que ocorre em 2% a 4% da população feminina geral, mas pode acometer de 3% até 66% das atletas.
A atividade física moderada estimula o organismo a liberar endorfina – substância relacionada ao bem-estar que reduz o estresse e ajuda a regularizar a menstruação.

Margarida Moreira
2025-08-12 12:17:55
Count answers
: 14
A prática de exercícios físicos pode ser realizada durante a menstruação e traz várias vantagens.
Por exemplo: a prática excessiva de musculação ou outra atividade física pode fazer com que a pessoa pare de menstruar.
É bem comum que atletas de alto desempenho tenham a menstruação interrompida devido a alterações hormonais e corporais.
Não exagere.
Nossa dica? Pelo menos nos primeiros dias de menstruação, invista no absorvente ou calcinha menstrual para fluxo intenso.
Você pode sentir que o fluxo menstrual aumenta quando se exercita.
Mas, na verdade, isso é só uma impressão, já que a atividade física pode ajudar o sangue a sair do útero mais rapidamente.
Mas, como cada corpo é um corpo, precisamos sempre lembrar que isso pode afetar cada pessoa de uma forma diferente.
A musculação pode ser indicada em uma fase do ciclo menstrual, quando o corpo começa a se preparar para engravidar e há um aumento nos níveis de hormônios, a disposição, energia e libido costumam subir, sendo uma fase mais energética do ciclo.
É quando pode ser uma boa investir em exercícios mais intensos, como corrida, musculação e spinning.
É essencial entender como o seu próprio organismo funciona, para que você possa usar os benefícios dos exercícios a seu favor, em cada período do seu ciclo menstrual.

Francisco Neves
2025-08-03 22:52:43
Count answers
: 18
A atividade física regular, alinhada com bons hábitos alimentares, pode trazer muitos benefícios para a saúde da mulher. No entanto, apesar das vantagens de uma vida mais ativa, o ciclo menstrual feminino pode sofrer alterações dependendo do tipo de atividade e, principalmente, da intensidade desses exercícios. O emagrecimento rápido e sem um plano adequado leva a um estresse no organismo feminino, o que é muito prejudicial do ponto de vista hormonal e da saúde reprodutiva. A redução de peso e a perda de gordura corporal exacerbadas costumam levar a uma queda nos níveis de estrogênio, o que pode tornar o ciclo menstrual irregular ou até mesmo inexistente. Além disso, o excesso de endorfina pode reduzir as concentrações do hormônio folículo estimulante e do hormônio luteinizante, responsáveis pela ovulação, afetando a fertilidade e levando a ciclos irregulares ou até mesmo períodos de ausência total da menstruação. Por outro lado, atividades moderadas podem colaborar para reverter os desconfortos típicos do período pré-menstrual e menstrual, e praticar uma atividade física colabora com o aumento saudável da endorfina e diminui os efeitos negativos deste período.

Rafael Coelho
2025-08-03 05:53:53
Count answers
: 21
A ginecologista especializada em esportes Aparecida Ikegiri explica por que malhar menstruada pode ser tão estranho. De acordo com a médica, os baixos níveis de estrogênio e progesterona, que caracterizam essa fase, têm repercussões por todo o organismo da mulher. Isso inclui sintomas como dismenorréia, cansaço, retenção de líquido e mudanças no estado emocional, como irritabilidade e ansiedade. Você pode sofrer alterações no controle motor e nos padrões de transmissão de força, resistência e velocidade. Além disso, o sangramento menstrual e a cólica podem causar indisposição e fadiga. Um estudo feito pela organização britânica Women in Sport identificou que a menstruação altera, sim, a capacidade aeróbica e a resistência. Mais da metade das mulheres que respondeu a uma pesquisa da University College of London afirmou que o ciclo impacta na performance. Mas quando a menstruação acaba, o aumento progressivo da produção de estrogênio marca um período de melhor desempenho esportivo, nos mostrando assim a importância de um treinamento individualizado e que respeite as particularidades de cada fase do ciclo.

Yara Barbosa
2025-07-21 00:47:51
Count answers
: 16
A musculação é uma atividade mais intensa que pode ser mais adequada para o período ovulatório, quando o estrogênio está no pico e a mulher tem mais disposição e autoconfiança. Neste período, é interessante buscar atividades mais intensas, como corrida e musculação, e treinos de força e resistência aeróbica. No entanto, a regra não vale para todo mundo, e algumas pessoas podem ter dor nessa fase e não querer fazer atividade física. A fase lútea, que marca o fim do ciclo menstrual, é um momento de mais introspecção, e atividades mais calmas, como yoga, pilates e dança, podem ser mais adequadas.

Joana Vaz
2025-07-15 22:53:59
Count answers
: 18
A vida não para, e a mulherada continua sua rotina de exercícios físicos.
As dúvidas acerca desse assunto são bastante recorrentes, pois ainda há pouco esclarecimento sobre o funcionamento do corpo feminino durante o período menstrual.
De acordo com a fase do ciclo, a performance em exercícios físicos pode variar, pois em cada uma delas há liberações de hormônios diferentes.
Esses hormônios influenciam no comportamento do corpo feminino durante a prática de esportes.
Durante a menstruação, as concentrações de estrógeno e de progesterona caem para quase zero.
Nesse estágio, são comuns sintomas como cólica e cansaço, que podem deixar a mulher indisposta para os treinos.
Sabendo que nosso corpo funciona de maneira diferente em cada fase do ciclo, devemos respeitar a condição que ele nos impõe para não sentirmos desconforto durante o exercício.
Se a atividade está adaptada ao nosso rendimento, essa traz muitos benefícios para a mulher no período menstrual.
Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera hormônios que podem ter efeito analgésico e aliviar as cólicas menstruais.
Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo.
Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve.
Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

Madalena Abreu
2025-07-06 03:11:07
Count answers
: 14
Lembre-se, quando estamos menstruadas nossa força reduz naturalmente.
Portante, use pesos mais leves do que o habitual nos exercícios, quando necessário.
Caso sinta-se indisposta para fazer musculação, por exemplo, você pode investir em atividades que reconhecidamente aumentam o bem-estar e ajudam a relaxar, como ioga e até pilates.
O foco no alongamento ajuda a aliviar cólicas e tensões musculares.
Faça aeróbico
Corrida, bike, caminhada e outras atividades aeróbicas estimulam a produção de endorfina e outros neurotransmissores que minimizam a dor, promovem bem-estar e melhoram o humor, minimizando os sintomas do período pré e menstrual.
O exercício aeróbico também ajuda a aliviar o inchaço.
Read also
- Pode fazer academia de TPM?
- Como o ciclo menstrual afeta a academia?
- Quais exercícios físicos amenizam os sintomas da TPM?
- Qual a pior fase do ciclo menstrual para treinar?
- A creatina pode afetar a menstruação?
- Como a menstruação afeta o treino?
- Qual o melhor exercício para TPM?
- O exercício físico interfere na menstruação?