:

Como posso fazer a dieta do sal?

Igor Neto
Igor Neto
2025-07-19 07:19:09
Count answers : 18
0
Uma redução modesta na utilização do sal já leva a quedas significativas na pressão arterial em pessoas com essa medida elevada. Por isso, cuidado com a quantidade que você adiciona na sua comida. Isso mesmo: pesquisas revelam que a maior parte do sal que consumimos vem da preparação dos alimentos e do uso do saleiro à mesa. Mas também é preciso ficar de olho nos rótulos dos produtos industrializados para verificar se não concentram muito sal. Nesse caso, é necessário investigar o teor de sódio, o principal mineral presente no sal. A Organização Mundial da Saúde definiu uma meta global de ingestão de sal na dieta para 2025: o objetivo é que todo mundo consuma 5 gramas (cerca de uma colher de chá) do tempero por dia. Estudos já revelaram que uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e laticínios magros também pode contribuir nesse sentido. Vale mencionar aqui a Dieta DASH, desenvolvida a partir de uma pesquisa conduzida na Clinica Mayo, nos Estados Unidos, em 1997. Ela mostrou reduzir significativamente a pressão arterial devido ao seu alto conteúdo de potássio, cálcio, magnésio (os três antagonistas do sódio) e fibras, além da pobreza em gorduras. Segue o esquema alimentar baseado na Dieta DASH, que contém os grupos de alimentos e as quantidades a serem ingeridas diariamente.
Constança Faria
Constança Faria
2025-07-19 06:10:49
Count answers : 12
0
Utilize o mínimo de sal ao preparar os alimentos. Substitua-o por temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, vinagre, alho, manjericão, coentro e cominho. Não acrescente sal aos alimentos já prontos. Não leve saleiro à mesa. Evite carnes gordurosas, vísceras, embutidos, frios e frutos do mar. Evite comer alimentos em conserva como picles, azeitona, aspargo, patês, palmito, enlatados como extrato de tomate, milho, ervilha e maioneses prontas. Prefira alimentos in natura. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne seca e defumados. Não consuma sopas prontas de pacote e nem temperos prontos, pois eles contêm uma grande quantidade de sal e glutamato monossódico. Evite queijos duros e amarelos. Dê preferência a queijos brancos, tofu ou ricota sem sal. Evite shoyu, salgadinhos para aperitivos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho, etc. Coma no máximo um alimento com alto teor de sal por dia.
Juliana Matias
Juliana Matias
2025-07-19 02:53:57
Count answers : 8
0
Prepare as refeições sem adicionar sal. Utilize 01 sache ou 1 colher de café de sal no almoço e jantar. Ou deixe uma das preparações sem sal e as demais com pouco sal. Use temperos naturais para dar sabor aos alimentos – alho, cebola, cheiro verde, molo vinagrete, limão, orégano, etc. Prepare molhos caseiros sem sal ou com pouco sal. Evite deixar saleiro na mesa para evitar mais sal no prato. Consuma diariamente, carnes magras, verduras e legumes, cereais, frutas e leite.