:

É melhor comer rápido ou devagar?

Iris Reis
Iris Reis
2025-08-21 03:06:21
Count answers : 10
0
A prática de comer devagar vai além do simples ato de mastigar, ela é um cuidado essencial para diversos aspectos da nossa saúde e bem-estar. Mastigar é mais do que um ato mecânico, na boca, a saliva também contém enzimas digestivas, contribuindo para a quebra dos alimentos. A mastigação adequada traz benefícios diretos para a digestão. Quanto mais trituramos os alimentos na boca, mais eficiente é o processo digestivo, facilitando a absorção dos nutrientes. O comer apressado também interfere na percepção da saciedade. O cérebro precisa de tempo para liberar hormônios como a leptina e a grelina, que indicam a sensação de saciedade. Mastigar devagar é um convite a estar presente no momento da refeição, a apreciar cada sabor, a sentir a textura dos alimentos e a registrar essa experiência no cérebro para um funcionamento fisiológico mais equilibrado. Ou seja, o ato de comer devagar é um investimento na nossa saúde física. Envolve atenção, respeito ao corpo e prazer na experiência gastronômica. Portanto, da próxima vez que se sentar à mesa, lembre-se: mastigar devagar é um ato de carinho para consigo mesmo.
Valentim Vaz
Valentim Vaz
2025-08-16 14:10:50
Count answers : 16
0
Comer rápido demais é um dos hábitos que podem prejudicar muito a sua digestão, sua saúde e até fazer você ganhar peso. Quando elas comiam rapidamente, não havia maior gasto energético, mas ao comer a refeição em 40 minutos elas tiveram maior gasto energético. Isso pode ser justificado pela quantidade de garfadas e pela mastigação ao longo do período. Comer mais devagar também aumentou a sensação de saciedade ao fim da refeição para quem se alimentou em 40 minutos. Se você está fazendo dieta e não quer passar fome para evitar as tentações, o ideal seria comer devagar. O ideal seria mastigar de 30 a 50 vezes, mas se você conseguir chegar a pelo menos 20 mastigadas já está bom. Falta de foco diminui a sensação de saciedade após a refeição. Coloque cada uma dessas dicas em prática para colher os benefícios de uma alimentação mais lenta e saudável.
Afonso Barbosa
Afonso Barbosa
2025-08-03 11:16:07
Count answers : 11
0
Comer rapidamente é um dos principais fatores que aumentam a ingestão de ar e a produção de gases, embora mascar chiclete, fumar e, também, as alterações na microbiota intestinal possam contribuir. Portanto, são necessários mais ácidos estomacais para digeri-los adequadamente. Além de exigir um esforço metabólico maior, isso também causa a sensação incômoda de peso e indigestão que acompanha as refeições apressadas. Desde que vemos, sentimos o cheiro e começamos a comer, leva de 20 a 30 minutos para a leptina se tornar ativa. Isso significa que, quando comemos muito rápido, ingerimos mais do que realmente precisamos – a leptina não tem tempo suficiente para entrar em ação e nos dizer que já comemos o suficiente e estamos satisfeitos. Consequências mais graves Comer muito rápido pode ter repercussões mais severas para nossa saúde. Portanto, definitivamente, vale a pena desacelerar e reservar um momento para desfrutar de um café da manhã, almoço ou jantar mais tranquilo. Mastigue devagar e preste atenção em quão você se sente saciado. Invista um pouco de tempo, e isso renderá dividendos para sua saúde.
Fabiana Figueiredo
Fabiana Figueiredo
2025-07-31 23:54:51
Count answers : 15
0
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer. A perda de peso acontece porque, ao se comer devagar, o sinal enviado desde o estômago até ao cérebro, para indicar que já se está cheio, tem tempo de chegar antes que se tenha comido 2 pratos de comida. Ao comer rápido, isso já não acontece e, por isso, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade chegar. Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor os alimentos, também aumenta a produção de saliva, o que facilita a ação do ácido gástrico. Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados. Comer devagar é um hábito que não apenas ajuda a perder peso, mas também melhora a digestão, aumenta a sensação de saciedade e torna a alimentação num momento de prazer.
Joana Cardoso
Joana Cardoso
2025-07-19 19:23:46
Count answers : 17
0
Comer correndo é um mal moderno. Uma mastigação demorada tritura melhor o alimento, dá tempo para que os neurônios enviem sinais de saciedade ao cérebro, ajuda na digestão e, de quebra, permite que as papilas gustativas sintam, de fato, o sabor da comida. Ao comer com pressa, o sinal que o estômago envia ao cérebro para indicar saciedade não chega rápido o suficiente. Comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que acaba prevenindo o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados. Quem opta por uma refeição mais calma, consegue se sentir satisfeito ingerindo menos comida. Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor a comida, aumenta a produção de saliva, o que contribui para a ação do ácido gástrico. A dica é tentar comer sentado à mesa, evitando o sofá ou a cama e não assistir televisão durante a refeição.
Valentim Fonseca
Valentim Fonseca
2025-07-19 16:46:01
Count answers : 20
0
O resultado mostrou que 11,6% daqueles que comiam mais rápido desenvolveram síndrome metabólica, bem acima dos índices observados nos outros dois grupos —6,5% entre os de velocidade média e 2,3% entre os mais lentos. Demora cerca de 15 a 20 minutos para que o seu estômago envie um sinal ao seu cérebro de que está cheio, indicando que já não é preciso mais comida. Portanto, ao comer rapidamente, dificultamos a transmissão desses sinais de saciedade, fazendo com que se consuma mais calorias. Comedores mais rápidos também podem ter mais refluxo do que os mais lentos. Além disso, mastigar corretamente ajuda a quebrar os alimentos em partículas menores, auxiliando na digestão e evitando engasgos. Ao comer de forma acelerada, engolimos mais ar, o que pode causar inchaço e gases. Quando comemos muito rápido, tendemos a exagerar, já que não nos sentimos saciados, o que é, inclusive, um risco aumentado de ganho de peso.
Hugo Fernandes
Hugo Fernandes
2025-07-19 14:02:46
Count answers : 21
0
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até o cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer. Ao comer rápido, isso já não acontece e, por isso, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade chegar. Quanto mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento, mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre e melhorando também a digestão. Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor os alimentos, também aumenta a produção de saliva, o que facilita a ação do ácido gástrico. Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados. Comer devagar aumenta a sensação de saciedade, reduz a ingestão de líquidos e melhora a digestão, tornando a alimentação num momento de prazer.