:

Comer devagar engorda ou emagrece?

Matias Barbosa
Matias Barbosa
2025-08-07 11:54:20
Count answers : 21
0
Comer lentamente ajuda a emagrecer pois o cérebro demora cerca de 20 minutos para compreender que o estômago está cheio. Então, se você fizer a refeição com calma, vai dar tempo suficiente para o corpo sentir-se satisfeito e reduzir o risco de comer além do necessário. Comer devagar ajuda você a interpretar melhor os sinais do organismo de saciedade e fome. E, lembre-se, para perder peso não é preciso passar fome ou ficar regulando a quantidade de alimentos.
Francisco Freitas
Francisco Freitas
2025-07-30 10:16:14
Count answers : 21
0
Comer rápido demais é um dos hábitos que podem prejudicar muito a sua digestão, sua saúde e até fazer você ganhar peso. Comer rápido realmente engorda? Um estudo realizado no Reino Unido reuniu um grupo de mulheres obesas para observar o que acontece quando elas comiam rapidamente. Ao comer a refeição em 40 minutos elas tiveram maior gasto energético. Além disso, comer mais devagar também aumentou a sensação de saciedade ao fim da refeição para quem se alimentou em 40 minutos. Ou seja, se você está fazendo dieta e não quer passar fome para evitar as tentações o ideal seria comer devagar. Comer mais lentamente é ter um estilo de vida mais saudável. Comer mais devagar pode ajudar na perda de peso a longo prazo.
Filipe Garcia
Filipe Garcia
2025-07-19 20:12:14
Count answers : 18
0
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até o cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer. A perda de peso acontece porque, ao se comer devagar, o sinal enviado desde o estômago até ao cérebro, para indicar que já se está cheio, tem tempo de chegar antes que se tenha comido 2 pratos de comida. Ao comer rápido, isso já não acontece e, por isso, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade chegar. Comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados. Reduzir o consumo de líquidos na refeição também pode ajudar a diminuir as calorias ingeridas, principalmente quando se trata de bebidas com muitas calorias como refrigerantes, sucos industrializados ou naturais. Beber mais de 1 copo pode diminuir a eficiência da digestão e levar à necessidade de sentir o estômago pesado após cada refeição. Isso pode fazer com que na próxima refeição se tente repetir esse "peso" no estômago com mais água, líquidos calóricos ou, até mesmo, mais comida, facilitando o ganho de peso. Emagrece A perda de peso acontece porque, ao se comer devagar, o sinal enviado desde o estômago até ao cérebro, para indicar que já se está cheio, tem tempo de chegar antes que se tenha comido 2 pratos de comida. Ao comer rápido, isso já não acontece e, por isso, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade chegar. Aumenta a sensação de saciedade O hábito de comer rápido, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro. Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados. Olhar para a comida, sentir o seu aroma e separar um tempo adequado para se alimentar ajuda a diminuir o estresse e relaxar na hora da refeição, permitindo apreciar o sabor dos alimentos e tornando a alimentação num momento de prazer.