:

O que acontece quando não mastigamos bem os alimentos?

Mara Pires
Mara Pires
2025-08-25 11:13:39
Count answers : 16
0
Quando se come com pressa os alimentos não são mastigados adequadamente e o processo de digestão pode ser lento e inadequado causando a constipação intestinal ou prisão de ventre. Nessa situação, as partículas de alimentos demoram a serem metabolizadas pelas bactérias do intestino e ocorre a produção de gases. A mastigação incorreta e acelerada pode gerar outras dificuldades de fala e de deglutição. A mastigação inadequada evita também azia, dor abdominal, refluxo ou distensão abdominal. Quando a mastigação não é correta, ou é feita com pressa e de forma não consciente, isso faz a diferença no sistema digestivo e causa vários desconfortos ao organismo. Comer com pressa é um hábito muito prejudicial. Quem tem esse costume precisa se policiar para abandoná-lo em face dos malefícios decorrentes. Além de prejudicar a digestão, causar prisão de ventre, também pode ser a origem do desagradável mau hálito. Em alguns casos, essas partículas podem resultar em obstrução intestinal.
Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigues
2025-08-18 02:12:00
Count answers : 28
0
Quando não mastigamos bem os alimentos, esses alimentos não são bem mastigados antes de entrar no estômago, causando distúrbios gastrointestinais, como gastrite e úlceras. Isso pode levar a dores de estômago e indigestão, porque partículas maiores de alimentos não podem ser processadas pelo estômago. O estômago precisa trabalhar mais para digerir os alimentos quando estão em pedaços grandes, levando a uma absorção reduzida de nutrientes devido ao fato de que os alimentos não estão se decompondo adequadamente. Como não são metabolizados adequadamente, os nutrientes contidos neles também não são absorvidos corretamente, o que pode levar a doenças como resultado da falta de vitaminas e nutrientes essenciais. Além disso, comer rapidamente e não mastigar a comida corretamente pode fazer com que se sinta mais fome do que o normal. Isso se deve ao fato de que o cérebro não tem tempo de perceber que o corpo foi suficientemente alimentado antes de ingerir mais alimentos. A longo prazo, isso causa azia e refluxo gastroesofágico, que pode causar desconforto e perda de esmalte dentário devido à presença de ácidos estomacais na flora oral.
Rita Monteiro
Rita Monteiro
2025-08-15 15:32:57
Count answers : 20
0
Quando a mastigação é dificultada, o paciente ao longo do tempo pode apresentar dor de estômago e contratura abdominal, já que o alimento que vai para o estômago não chega suficientemente triturado. Para digerir os alimentos, o estômago tem que liberar então substâncias ácidas em excesso. A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances de o paciente ganhar peso. Além disso, quando faltam dentes, o paciente tende a mastigar de um lado só, o que sobrecarrega essa parte, podendo levar a problemas de oclusão, desgastes e dificuldades na articulação.
Leonor Freitas
Leonor Freitas
2025-08-05 17:01:36
Count answers : 19
0
A mastigação inadequada pode sobrecarregar a atividade do estômago, dificultando a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes. E os efeitos podem aparecer na forma de azia, gases, refluxo, mal-estar, dores no estômago e até ganho de peso. Já reparou que alguns alimentos, como o milho, podem sair inteiros nas fezes? Isso pode acontecer por dois motivos: 1) a casca do milho é rica em celulose, um tipo de fibra que o corpo humano não consegue digerir; 2) como sua digestão requer mais tempo, se não for corretamente triturado, o grão pode passar pelo sistema digestório sem ser completamente decomposto. Quando isso acontece, a mastigação pode passar despercebida, prejudicando a digestão e podendo até impactar no controle do peso.
Leandro Figueiredo
Leandro Figueiredo
2025-07-27 21:51:10
Count answers : 18
0
Mastigar mal pode atrapalhar a digestão, porque faz com que você não absorva os nutrientes da refeição. Outra coisa é que a pessoa acaba engolindo o ar junto com a refeição ou tomando muito líquido. Além de ingerir calorias em excesso, faz com que a pessoa possa ter sintomas de distensão abdominal, desconforto. Pessoas que mastigam errado podem ter problemas na ATM: travamento articulatório, dor e estalos ao mastigar. Pessoas que perdem os dentes de trás por cárie ou doenças gengivais têm mais dificuldade na hora de mastigar. Isso porque os dentes da frente assumem o papel da trituração e acabam sofrendo com os traumas excessivos da mastigação. Com o tempo podem se desgastar mais rapidamente, quebrar, ter retração de gengiva, amolecer e cair. A mordida cruzada atrapalha a mastigação e pode causar outros problemas futuros: desgaste e perda dos dentes e retração gengival.
Beatriz Garcia
Beatriz Garcia
2025-07-19 20:30:58
Count answers : 19
0
Não mastigar bem os alimentos sobrecarrega o corpo, que precisa trabalhar mais para eliminar o excesso não digerido. Essa tendência é o desencadeamento de problemas digestivos, já que eles não são decompostos corretamente. O estômago é sobrecarregado, desacelerando o metabolismo. Comer mais devagar e mastigar bem os alimentos promove uma sensação de saciedade mais rápida, ajudando a controlar a quantidade de comida ingerida. Quando os alimentos não são bem picados, o estômago não recebe a preparação adequada para a digestão. Se o alimento chega antes desse preparo, resulta em má absorção de nutrientes, que não são 100% aproveitados.