Para montar um cardápio saudável no Ministério da Saúde, é preciso dar à preparação e ao consumo de alimentos o devido valor entre as tarefas do dia a dia.
Quando se planeja um cardápio com antecedência, dá para escolher melhor os alimentos, privilegiando os mais saudáveis e deixando de lado os que são ultraprocessados e ricos em gorduras, sódio e açúcar.
A rotina de alimentação da família deve estar em acordo com as necessidades alimentares de cada membro, sem deixar de lado características da cultura.
Deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em quantidade e qualidade, e atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.
É preciso separar um tempo para preparar a alimentação, dando o destaque que ela merece.
Para isso, o Guia Dez Passos para Uma Alimentação Saudável, elaborado pelo Ministério da Saúde, traz dicas importantes para se levar em conta, como planejar as compras de alimentos, organizar a despensa doméstica e definir com antecedência o cardápio da semana.
Além disso, é importante fazer da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer.
Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.
Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento.
Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.