:

O que faz mal para o sistema respiratório?

Beatriz Almeida
Beatriz Almeida
2025-08-19 18:29:52
Count answers : 22
0
Uma alimentação ruim pode fazer as visitas aos hospitais muito mais recorrentes. Os alimentos processados, como pães e bolos industrializados, bebidas lácteas, salgadinhos e biscoitos, entre outros, podem desequilibrar as vias aéreas superiores. Alimentos como leite de origem animal, ricos em glúten, defumados ou processados artificialmente e queijos muito processados desequilibram as vias aéreas superiores. Vinho tinto ou cerveja, mas apenas para quem tem asma, podem prejudicar o equilíbrio adequado das vias aéreas, assim como queijos processados. Tanto a cerveja quanto o vinho tinto podem favorecer crises de asma, embora a ingestão de álcool e asma seja um assunto ainda controverso entre a comunidade médica.
Xavier Ferreira
Xavier Ferreira
2025-08-12 15:53:45
Count answers : 22
0
Na poluição estão presentes várias substâncias extremamente nocivas para o sistema respiratório, que podem causar um processo inflamatório na via aérea e reduzir a movimentação dos cílios que temos no revestimento de todo o trato respiratório. Além disso, no nosso inverno, há uma queda na umidade do ar e o ar seco também é um irritante para o sistema respiratório. A professora Cláudia detalha que a baixa temperatura do ar irrita o trato respiratório. O contato com a fumaça do cigarro também é prejudicial.
Letícia Nunes
Letícia Nunes
2025-08-04 04:44:29
Count answers : 22
0
Os alimentos ultraprocessados e refinados precisam ser evitados, especialmente por pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis respiratórias como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Esses alimentos são frequentemente ricos em açúcares, gorduras trans e aditivos químicos que podem contribuir para a inflamação e comprometer a função imunológica, prejudicando a saúde respiratória. E, claro, mesmo se você não sofre de condições respiratórias crônicas, evitar alimentos ultraprocessados é fundamental para manter uma vida mais saudável e prevenir problemas respiratórios. O excesso de sal pode levar à retenção de líquidos, o que pode afetar negativamente a saúde respiratória. Evitar alimentos excessivamente salgados e optar por temperos naturais é uma prática benéfica. Além da alimentação, manter hábitos saudáveis como não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e evitar a exposição a poluentes ambientais também são essenciais para a saúde dos seus pulmões e para seu bem-estar geral.
Emanuel Vicente
Emanuel Vicente
2025-07-23 08:23:25
Count answers : 22
0
A exposição a agentes poluidores, aliada à umidade do ar cada vez mais baixa, gera efeitos negativos bastante relevantes ao sistema respiratório. A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos. O mais perigoso é o chamado “material particulado”, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos. As menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea. Outro composto prejudicial é o monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo. A fumaça afeta mais as vias respiratórias, agravando os quadros de doenças prévias, como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). As queimadas não só pioram como também desencadeiam essas mesmas enfermidades, assim como as cardiovasculares, insuficiência respiratória e pneumonia. Além disso, provocam quadros de alergia e, quando a exposição é permanente, há o risco de desenvolvimento de câncer.
Davi Henriques
Davi Henriques
2025-07-23 07:35:36
Count answers : 14
0
O sistema respiratório é um dos sistemas mais sensíveis do corpo humano, pois por meio da respiração estamos sujeitos ao contato com diversos micro-organismos, que podem causar doenças. O hábito do consumo de tabaco é uma das principais causas que provocam doenças graves, como o câncer de pulmão ou ainda quando podem agravar quadros como de bronquite, além de trazer muitos outros malefícios ao corpo como um todo. Os aparelhos de ar-condicionado normalmente são vilões para o sistema respiratório, uma vez que sempre diminuem muito a umidade do ar. O uso de uma medicação de forma incorreta pode acarretar no agravamento de uma doença, em reações alérgicas, intoxicações, etc. Quando reduzimos rotineiramente nossas horas de sono estamos mais propensos a falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, além das doenças cardiovasculares.
Luna Paiva
Luna Paiva
2025-07-23 04:36:24
Count answers : 13
0
O ar gelado que sai do aparelho deixa o sistema respiratório mais suscetível. O ar frio resseca a superfície das vias aéreas e paralisam o movimento dos cílios que atuam para expulsar as impurezas. As chances de surgirem microlacerações aumentam, possibilitando o acesso de vírus ou bactérias ao organismo. Deve-se ter cuidado com o ressecamento das vias aéreas causado pelo ar frio. No inverno sabemos que os problemas respiratórios aumentam por causa do ar frio, no verão esse papel é feito pelo ar-condicionado. Pacientes com história de asma, sinusite crônica ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica podem ter o quadro exacerbado devido à exposição inadequada ao ar-condicionado.