O excesso de alongamento faz mal?
Filipa Valente
2025-08-23 22:44:13
Count answers
: 20
Se você notar que há um bloqueio na articulação, não force antes de fazer uma avaliação.
Forçar pode causar danos articulares na cartilagem de forma irreversível, principalmente quando há diferença de capacidade de alongamento de um quadril para o outro.
Quando a pessoa nem sente a musculatura alongar, se ela começar a fazer alongamentos excessivos, ela vai além do limite da articulação.
Então, mesmo tendo uma articulação de formato normal, ela pode estar machucando o quadril, pois a amplitude do movimento está sendo além da capacidade fisiológica da articulação.
O ideal é não forçar.
Bárbara Guerreiro
2025-08-11 22:37:06
Count answers
: 21
O alongamento estático --aquele em você se mantém parado em uma posição durante alguns segundos, extendendo um grupo muscular -- atua negativamente na rigidez musculotendínea e no reflexo neuromuscular.
Uma revisão de mais de cem estudos publicada no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports confirma que isso diminui a força e a potência muscular.
Outro trabalho científico mostrou que, após alongar, os atletas tiveram uma maior percepção de esforço no treino, em comparação a quando não alongaram.
O alongamento pode ser realizado para o aumento da flexibilidade em outros momentos do dia.
Mas, no pré-treino, as evidências mostram que ele é prejudicial para o desempenho.
A ciência não comprova que alongar reduz o risco de lesão ou diminui dores muscular.
O que ela mostra é que esse tipo de exercício no pré-treino ou prejudica o desempenho ou não o melhora em nada.
Luna Castro
2025-08-09 17:20:18
Count answers
: 15
Mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Ir além da sua possibilidade máxima no alongamento ou simplesmente não ter cautela num dia frio pode causar rupturas de fibras musculares. Uma pequena lesão pode ser causada quando, com o corpo frio e em repouso absoluto, tenta-se fazer um alongamento muito brusco. O alongamento deve ir se tornando mais intenso a cada repetição, ser suave e, ao final, manter o corpo estático na mesma posição por alguns instantes. Isso porque existe um reflexo responsável pela proteção dos nossos músculos e tendões, que faz com que eles se contraiam no momento em que há um alongamento muito intenso, evitando de “parar dos limites”. Ao fazer um alongamento suave, a resposta neuromotora é de relaxamento. Em contrapartida, a resposta a um alongamento brusco é de contração muito rápida do músculo, o que pode ser prejudicial.
Irina Monteiro
2025-07-28 08:20:48
Count answers
: 21
O excesso de alongamento pode agredir significativamente as articulações. Se notar que há um bloqueio na articulação, não force antes de fazer uma avaliação. Forçar pode causar danos articulares na cartilagem de forma irreversível, principalmente quando há diferença de capacidade de alongamento de um quadril para o outro. Quando a pessoa nem sente a musculatura alongar, se ela começar a fazer alongamentos excessivos, ela vai além do limite da articulação. Então, mesmo tendo uma articulação de formato normal, ela pode estar machucando o quadril, pois a amplitude do movimento está sendo além da capacidade fisiológica da articulação.
Read also
- Quais alongamentos fazer diariamente?
- Quantos minutos devo me alongar por dia?
- O que acontece se eu fazer alongamento todos os dias?
- É bom fazer alongamentos todos os dias?
- Quais são os 10 alongamentos?
- Quais são os 10 exercícios de alongamento?
- É bom se alongar ao acordar?
- Com que frequência devo me alongar?