Quem resolve se exercitar na academia, geralmente, faz 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 15 repetições, mas se a sua pergunta é: “Quantos aparelhos devo fazer por dia na academia?”, saiba que a resposta vai depender do seu objetivo e da frequência semanal de exercícios.
Para entrar em forma, a quantidade de aparelhos utilizados também vai depender do biotipo de cada pessoa e do condicionamento físico de cada um.
É indicado que os iniciantes comecem com um treino mais leve, com um ou dois aparelhos por dia, fazendo com que seu corpo se adapte ao estímulo, além de evitar lesões.
A propósito, o uso excessivo de aparelhos em um único treino pode levar à fadiga muscular excessiva e a lesões, especialmente, se você não executar as atividades corretamente ou usar cargas muito pesadas.
Treinando de 3 a 5 vezes por semana, uma pessoa consegue sair do sedentarismo, melhorar o corpo e saúde.
O descanso é essencial para a recuperação dos músculos, principalmente para quem busca a hipertrofia.
Se você não fizer pausas durante a semana, seu corpo não terá tempo o suficiente para regenerá-las.
Normalmente, para um treino completo de musculação, um indivíduo pode utilizar de 5 a 8 aparelhos por sessão, dependendo do número de grupos musculares trabalhados e da intensidade dos exercícios físicos.
A qualidade do treino é mais importante do que a quantidade de aparelhos realizados em um dia.
É fundamental variar os aparelhos utilizados em cada sessão de treino, a fim de promover uma sobrecarga progressiva nos músculos e evitar a estagnação nos resultados.
O volume médio é de 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana.
Já o alto volume é de 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana.
É possível realizar exercícios e séries por grupo muscular.
Para um treino completo de musculação, um indivíduo pode utilizar de 5 a 8 aparelhos por sessão, dependendo do número de grupos musculares trabalhados e da intensidade dos exercícios físicos.