Quem tem TDAH pode fazer yoga?

Mariana Teixeira
2025-07-30 17:57:12
Count answers
: 17
Estudos nacionais e internacionais, realizados com crianças, revelaram que o yoga pode aliviar os sintomas do transtorno.
Os exercícios de yoga melhoram o foco e a concentração por meio de técnicas de respiração e posturas, pois estas treinam o cérebro para se concentrar e manter o foco.
A prática também promove a autoconsciência corporal e mental, ajudando a identificar e a controlar os impulsos e as agitações.
Embora o Yoga ajude diferentes grupos com TDAH, os adultos e as crianças são os mais beneficiados.
A frequência recomendada para a prática de yoga é de 3 a 5 vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos adaptadas à capacidade de cada indivíduo.
Os benefícios do yoga podem ser percebidos em algumas semanas de prática regular, mas a melhora significativa pode levar meses.
A consistência é fundamental para alcançar resultados duradouros.
Além da prática de yoga, para uma redução significativa dos sintomas do transtorno, é preciso investir em hábitos saudáveis.
No tratamento do TDAH, é fundamental evitar os exageros no consumo de cafeína, ter uma alimentação adequada e balanceada, evitando processados, evitar o tabagismo, as bebidas alcoólicas e o uso de drogas.

Gabriel Gonçalves
2025-07-30 16:38:16
Count answers
: 18
Em relação à prática de yoga para aliviar os sintomas do TDAH, ela promove melhora no foco, concentração e autoconsciência, ajudando a controlar impulsos e agitações.
A prática de yoga reduz a agressividade e o esquecimento, promove relaxamento, equilíbrio emocional e mental, resiliência, paciência, centramento e foco no momento presente.
Já em relação a quem pode praticar yoga com TDAH, grupos beneficiados incluem adultos e crianças, que são os mais beneficiados.
Os adultos têm mais controle sobre os corpos e mentes, o que faz com que as melhoras sejam notadas rapidamente.
Quando a prática é iniciada cedo, as crianças conseguem desenvolver precocemente as habilidades de autorregulação.
Melhorias podem ser percebidas em algumas semanas, mas a melhora significativa pode levar meses.

Tomás Borges
2025-07-30 16:05:14
Count answers
: 13
Estratégias complementares também vêm sendo estudadas, como treinamento cognitivo, neurofeedback, suplementação dietética de ácidos graxos ômega-3, uso de fitoterápicos, dietas de restrição e eliminação, acupuntura, meditação, yoga e homeopatia.
As estratégias complementares tendem atuar onde a terapia cognitivo-comportamental e a medicação não atuam: na integração sensorial, treinamento físico, equilíbrio, foco, paciência etc.
Muitos profissionais de saúde e professores têm indicado a prática de yoga e meditação para toda a família.
Pais que meditam e praticam yoga em casa estimulam os próprios filhos pelo exemplo.
Mães que fazem o treinamento vêem o comportamento dos filhos melhorarem ao longo do tempo, resultando em uma melhor relação com os mesmos, o que por sua vez ajuda na melhoria dos sintomas de TDAH e também de autismo.