É difícil dizer com que idade uma criança pode começar o treinamento de musculação devido às diferenças de desenvolvimento.
Se uma criança é capaz de começar a participar de atividades esportivas aos cinco anos de idade, sendo capaz também de iniciar algum tipo de treinamento resistido com movimentos de peso corporal nessa idade, é aceitável.
Isso porque os ganhos de força podem ser obtidos de outras maneiras além do levantamento de cargas externas.
Segundo estudos, a faixa etária de cinco a sete anos é aquela em muitas crianças já estão frequentemente envolvidas na participação esportiva, portanto, é razoável que elas também possam se beneficiar do processo de fortalecimento de força.
Com relação ao crescimento, programas de treinamento de resistência adequadamente elaborados não têm efeito negativo aparente no crescimento linear, na saúde física ou no sistema cardiovascular.
Mas, lógico, a segurança do treinamento de musculação é muito maior quando professores, treinadores e instrutores garantem um treinamento seguro.
Crianças e jovens podem se beneficiar de treino de força — Foto: iStock Além da questão dos ossos, existiria algum risco do treinamento de força nessa faixa etária?
Quanto aos riscos, as taxas de lesões em ambientes de treinamento de resistência para jovens que adotam a supervisão qualificada e possuem técnica adequada são mais baixas do que aquelas que ocorrem em outros esportes ou em jogos de recreio na escola, por exemplo.
Com base em anos de pesquisa nesta área, há menos preocupação com lesões causadas quando há supervisão do profissional de educação física.
O risco de lesões ocorre devido à má supervisão e progressão inadequada das cargas de treinamento em jovens que não estão preparados.