:

Qual é a atividade física recomendada para melhorar a flexibilidade muscular?

Wilson Gaspar
Wilson Gaspar
2025-07-05 08:16:42
Count answers : 15
0
Alongar-se ajuda a evitar lesões, melhora a posição e orientação do corpo e acelera a recuperação muscular após o exercício físico. Se alongar de forma diária produz um aumento na flexibilidade e, até mesmo, no desempenho muscular a longo prazo. Deve se alongar de forma leve, sem tensionar muito o corpo, focando nos grandes grupos musculares e não ficar mais de 10 segundos na mesma posição. É importante ficar atento à intensidade e não forçar muito durante o alongamento, principalmente antes de treinos que exigem maior uso do corpo. Existem diferentes tipos de alongamento, que variam de acordo com o objetivo de cada atleta, como alongamento estático, dinâmico, passivo e específico. Alongamento estático é o mais comum, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática, com tempo ideal entre 20 a 30 segundos. Alongamento dinâmico é para casos de ganho de flexibilidade e melhora do desempenho esportivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e amplitude de movimento. Alongamento passivo é feito com ajuda de algum aparelho, como faixa elástica ou um instrumento terapêutico chamado de bola suíça. Alongamento específico é tipo específico de exercício para cada atividade que será realizada, e é importante dar preferência para movimentos semelhantes ao esporte que será praticado. Após praticar esporte também deve ser feito alongamento, mas somente depois de uma hora de descanso para evitar lesões, e focando nos grupos musculares treinados, permanecendo em torno de 30 a 45 segundos em cada posição.
Ângelo Henriques
Ângelo Henriques
2025-06-27 22:50:19
Count answers : 21
0
Exercícios de Alongamento são bons para manter ou desenvolver a flexibilidade. Os tipos mais usuais são o alongamento estático, onde os exercícios são feitos com o corpo em repouso, e o alongamento dinâmico, onde ocorre a introdução de pequenos impulsos. No alongamento estático, permanece-se em uma posição por determinado tempo alongando músculos e tendões. Já no alongamento dinâmico são realizados movimentos leves e repetidos, com aquela “forçadinha” que deixa o corpo menos rígido. Para quem faz atividade física no dia a dia, ambos são bons, ajudam a reduzir riscos de lesões e contribuem para a melhora da amplitude de movimento e flexibilidade. Maiores benefícios para a flexibilidade são obtidos em médio e longo prazo. Nunca é tarde para começar a fazer alongamentos. Alongue-se sempre que puder, em distintos momentos do dia. Respeite os limites do seu corpo, evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios. Os exercícios de alongamento podem ser feitos com uma música agradável de fundo. Alongar-se com frequência melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. O alongamento é uma forma simples e segura de exercitar o corpo em qualquer hora ou lugar. Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Quando consideramos a atividade física do dia a dia, é importante que alongamentos sejam realizados antes e depois das atividades. É importante que os alongamentos sejam praticados de forma prazerosa e relaxante. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias. A prática também auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável. A prática de alongamento aumenta o bem-estar emocional, melhora a estética, o condicionamento, dotando a pessoa de uma atitude positiva, tornando-a menos suscetível a dores físicas. As participantes da pesquisa relataram visível melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade, além de uma melhora considerável para a autoestima.
Ivo Valente
Ivo Valente
2025-06-16 13:26:34
Count answers : 11
0
Os exercícios de flexibilidade são excelentes para quem deseja prevenir ou se recuperar de uma lesão. Os exercícios de flexibilidade são condicionados para todas as pessoas que desejam melhorar a amplitude articular, ou seja, a maneira como a articulação consegue atingir o seu máximo em relação ao desempenho, tanto nos treinos internos ou externos quanto nas atividades do dia a dia. Além disso, os exercícios de flexibilidade, também conhecidos por muitas pessoas pelos treinos de alongamentos, tem como finalidade ajudar a prevenir inúmeras lesões ou cãibras musculares, tanto por vícios posturais quanto dores musculares e até mesmo problemas ortopédicos. 1 – Alongamento estático  2 – Alongamento dinâmico  3 – Alongamento dos ombros 4 – Alongamento para a lombar 5 – Alongamento de abdômen ou saudação ao sol. Dica extra: independente do exercício de flexibilidade escolhido, respeite o seu limite e jamais force demais os membros trabalhados para não se machucar.
Érica Pinho
Érica Pinho
2025-06-16 13:05:28
Count answers : 12
0
Os exercícios de flexibilidade são uma parte importante da nossa rotina de treinos, pois podem possibilitar a execução de movimentos mais amplos e ainda ajudam a reduzir o risco de possíveis lesões. De acordo com publicação da Escola de Medicina na Universidade de Harvard, o treino de flexibilidade consiste em uma série de atividades que alongam os músculos, podendo ajudar a prevenir lesões e possíveis dores que podem ocorrer como consequência do exercício. Os exercícios para flexibilidade podem, ainda, ser uma forma de relaxar depois de uma rotina pesada de treinos. Diversos exercícios podem ser incluídos na rotina de treinos para ajudar a aprimorar nossa flexibilidade. Veja alguns deles: 1. Alongamento estático 2. Alongamento dinâmico 3. Cachorro olhando para baixo 4. Saudação ao sol 5. Alongamento dos glúteos.