Como evitar enxaqueca pós treino?

Paulo Reis
2025-07-09 15:27:19
Count answers
: 13
A cefaléia por exercício físico pode ser evitada simplesmente reduzindo a intensidade e carga das atividades e dos treinos, além de adotar os devidos aquecimentos pré e pós treino. Neste caso, invista em aquecimentos progressivos, com cargas de exercício que começam mais leves até atingir o pico de esforço e reduzindo lentamente até voltar ao estágio de inércia.
Para evitar as dores de cabeça causadas por problemas posturais, conte com a ajuda de um profissional, ele poderá analisar a sua postura habitual e a partir daí, te ajudar a criar hábitos para corrigi-la. Já para tratar as dores de cabeça advindas de problemas posturais já existentes, massagens no pescoço e relaxantes musculares podem ser de grande ajuda.
A cefaléia por desidratação pode ocorrer tanto pelo excesso de suor nas atividades físicas como simplesmente, pela falta de ingestão de líquidos. Sendo assim, procure sempre ingerir, no mínimo, 35ml de água por kg de peso corporal durante o dia todo, essa “fórmula” pode te ajudar a manter-se hidratado e longe das dores e outras complicações.
Lembre-se sempre de manter seus exames de sangue e acompanhamentos médicos em dia.

Salomé Borges
2025-07-09 15:18:57
Count answers
: 5
Podem ser usados meios litros de água misturada com uma colher das de chá de pura glicose durante os treinos de 60 a 90 minutos.
Importante considerar que os pacientes não são atletas profissionais, não se submetem a treinos físicos extenuantes, não praticam atividade física de horas de duração e praticam treinos físicos destinados à população em geral.
Portanto essa dica caseira não vale e não é recomendada para qualquer pessoa que se enquadre nas 3 primeiras características acima enumeradas, além de pessoas que necessitam de suplementação isotônica para não morrer (ou quase morrer) durante a prática esportiva, e pessoas que não estão fazendo um bom e abrangente tratamento médico para suas dores de cabeça.
Se você é diabético, poderá ter de ajustar seus níveis de insulina para implementar essa dica.
Se você come mal, dorme mal e tem um estilo de vida inadequado, a implementação dessa dica não terá a eficácia desejada, uma vez que nesse caso o problema está muito além de uma dor de cabeça que surge única e exclusivamente após a prática de esporte.
Para você que já leu e implementou as mudanças propostas no meu livro, está sob a supervisão do médico de sua confiança, e sobraram quase que somente aquelas dores de cabeça restritas ao período após a prática esportiva, sugiro que tente essa dica caseira.

Diogo Rodrigues
2025-07-09 15:17:32
Count answers
: 15
Manter-se hidratado, não praticar exercícios físicos em jejum a não ser que seu médico de confiança aprove, prefira alimentações nutritivas e saudáveis, se alimente adequadamente antes e depois de treinar, não exagere na intensidade dos treinos e nem em sua duração, procure sempre repousar adequadamente. Descansar, se hidratar e comer bem pode ser o suficiente para curar a dor. Após a prática intensa e que cause grande exaustão, as dores de cabeça podem acontecer mais frequentemente. As dores de cabeça ligadas às práticas físicas geralmente duram aproximadamente cinco minutos, e no máximo a 48 horas em casos mais graves. Nos casos em que as dores não estão lá tão estressantes mas uma boa noite de sono não parece resolver, muito provavelmente será uma boa ideia revisar seus hábitos para assim descobrir qual é a causa da situação. Se a condição está se tornando frequente, repetida, causando estresse, o recomendado é consultar um médico de confiança. Além disso, é importante prestar atenção no tempo de duração das dores de cabeça, pois elas podem ter relação com exercícios físicos de maneira propriamente dita.

Raquel Martins
2025-07-09 13:53:26
Count answers
: 11
Para evitar enxaqueca pós-treino, segundo o professor de Educação Física, é muito benéfico para o corpo um aporte de oxigênio.
A prática da atividade física tem impacto positivo na qualidade de vida, tanto na prevenção como no tratamento de algumas doenças, isto é, realiza-se a liberação das endorfinas e da serotonina, que são hormônios que atuam na analgesia e aumentam a resistência à dor, reduzindo a frequência, a intensidade e duração das crises.
Pesquisas mostram que pessoas que se tratam com medicamentos e fazem atividade física têm um quadro de redução nos sintomas, quando comparadas às pessoas que só utilizaram medicamento, além da melhora na qualidade de vida.

Catarina Valente
2025-07-09 12:33:07
Count answers
: 10
Para evitar enxaqueca pós-treino, certifique-se de que você está bem alimentado e hidratado o suficiente antes, durante e após as corridas, usando a sede como seu guia e bebidas isotônicas para repor eletrólitos perdidos com o suor.
Cuidar para que a luz do sol não incida diretamente sobre a sua cabeça por muito tempo também é uma boa pedida, usando bonés e evitando correr nos horários mais quentes do dia.
Tome cuidado para não exigir demais do seu corpo, fazendo o aumento do volume da corrida de forma gradual e diminuindo o ritmo se sentir dor.
Tomar medidas simples como se hidratar e comer antes de correr evita esse tipo de problema, e se a dor aparecer, alongar os braços, os ombros e o pescoço depois da corrida pode ajudar.

Miguel Batista
2025-07-09 12:09:59
Count answers
: 6
Como evitar tontura e dor de cabeça durante e após os treinos?
Existem algumas soluções simples para isso.
Coma carboidratos de fácil digestão antes do treino;
Hidrate-se antes, durante e após o treino;
Tenha uma alimentação balanceada;
Ingira proteínas após o treino;
Aposte em isotônicos repletos de sais minerais para evitar a pressão baixa e uma possível tontura e dor de cabeça após o treino;
Evite jejuns.

Leonor Torres
2025-07-09 11:39:01
Count answers
: 10
Certifique-se de beber água antes, durante e após o exercício para evitar a desidratação.
Beba cerca de 500 ml a 1 litro de água cerca de 2 horas antes do exercício e continue a se hidratar durante o treino.
Faça um aquecimento adequado antes do exercício e pratique alongamentos após o treino para relaxar os músculos do pescoço e dos ombros.
Evite exercícios extremamente intensos, especialmente se você não estiver acostumado a eles.
Gradualmente, aumente a intensidade do seu treino para que seu corpo se adapte.
Se você tem histórico de pressão alta, monitore sua pressão sanguínea regularmente e consulte um médico antes de iniciar um programa de exercícios rigorosos.
Exercícios de relaxamento, como yoga e alongamento, podem ajudar a prevenir a tensão muscular que leva à dor de cabeça.
Read also
- Qual o melhor exercício físico para quem tem enxaqueca?
- Quem tem enxaqueca pode fazer musculação?
- O que é bom para evitar crises de enxaqueca?
- A atividade física pode causar enxaqueca?
- Como evitar enxaqueca após exercício físico?
- O pilates é bom para enxaqueca?
- Quais são os treinos aeróbicos?
- Como bloquear a enxaqueca?
- Quais são os gatilhos da enxaqueca?