:

Qual o melhor exercício físico para quem tem enxaqueca?

Rafael Tavares
Rafael Tavares
2025-07-09 08:39:23
Count answers : 11
0
A ioga é ideal para quem tem dores de cabeça ligadas ao estresse. A ideia é tratar a causa do problema (o estresse) e ajudar a pessoa a relaxar, trabalhando corpo e mente. Exercícios na água ajudam na redução do estresse e da migrânea. A natação exige foco, o que faz com que a pessoa se desligue momentaneamente de situações estressantes, ao mesmo tempo em que produz hormônios que contribuem para que você se sinta bem. Atividades mais pesadas não são indicadas para quem quer se livrar da cefaleia tensional. Por isso, o pilates pode ser um ótimo aliado. Dentre seus benefícios estão o aumento da resistência física e mental e da concentração. Caminhar é uma atividade muito indicada para qualquer problema relacionado à mente. E como dores de cabeça tensionais estão intimamente ligadas com depressão, ansiedade e estresse, esse exercício pode ser um ótimo aliado. Permite distrair a mente, exige foco e ao mesmo tempo produz hormônios ligados ao relaxamento e satisfação. O indicado é caminhar ao menos três vezes por semana. A corrida é um exercício aeróbio que também diminui as crises de enxaqueca. Assim como a caminhada, melhora a oxigenação do cérebro, relaxa e aumenta a produção de hormônios da satisfação. Pode ser associada à caminhada. Você pode começar caminhando, correr e finalizar a prática de atividade física andando. Duas a três vezes por semana é a frequência ideal para que sejam observados bons resultados. O balé, além de ajudar a perder peso e mexer o corpo, relaxa a mente e trabalha a concentração. Por ser uma atividade leve, pode fazer parte da rotina de quem deseja se livrar da migrânea. Quer fazer algo prático, sem precisar sair de casa e frequentar a academia? O alongamento é uma boa pedida. Você irá preparar seu corpo para começar um novo dia e pode fazer essa atividade logo após acordar. Dessa forma evita tensão e já se sente mais relaxado. Uma música suave pode acompanhar esse momento, e você pode dedicar de 15 a 20 minutos por dia para se alongar.
Iara Oliveira
Iara Oliveira
2025-07-09 08:23:56
Count answers : 9
0
As atividades aeróbias, como caminhada, corrida, remo, natação, ciclismo, são as mais recomendadas porque permitem melhor oxigenação em todo o organismo e este aporte de oxigênio é muito benéfico para nosso corpo. A prática ajuda na prevenção e na frequência das crises de enxaqueca. Muitos estudos mostram a importância dos exercícios na liberação das endorfinas e da serotonina, que são hormônios que atuam na analgesia e aumentam a resistência à dor, reduzindo a frequência, a intensidade e duração das crises. Pessoas que se tratam com medicamentos e fazem atividade física têm um quadro de redução nos sintomas, quando comparadas às pessoas que só utilizaram medicamento, além da melhora na qualidade de vida.
Telmo Faria
Telmo Faria
2025-07-09 07:08:15
Count answers : 10
0
Em pessoas com enxaqueca, o exercício aeróbio moderado e, menos comprovadamente, o exercício aeróbio vigoroso/intenso, ambos realizados 3 vezes semanalmente e 30 minutos cada sessão, têm mostrado resultados positivos na redução dos dias com enxaqueca ou duração das crises. Um estudo recente mostrou que caminhada moderada foi eficaz na redução da enxaqueca e ansiedade. Para promoção da saúde de uma maneira geral, melhora do sistema cardiovascular, controle metabólico e melhora do sistema musculoesquelético, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam: 150 minutos semanais de atividade física moderada; 75 minutos de atividade física vigorosa; ou uma combinação equivalente de ambas; Complementarmente, ao menos 2 vezes na semana, exercícios resistidos, conhecidos como musculação, devem ser realizados solicitando os principais grupos musculares. Exercícios aeróbios moderados devem ser realizados entre 67% a 74% da frequência cardíaca máxima, e exercícios vigorosos entre 75% e 95% da mesma. Monitore-se e comece a atividade gradativamente, fazendo um aquecimento de 5-10 minutos enquanto eleva a FC e percepção do esforço até os níveis preconizados. Nas primeiras sessões, não há problemas em manter o ritmo um pouco abaixo do recomendado, caso ainda esteja inseguro. Evite fazer exercícios associados a outros fatores desencadeadores como, estando em jejum, com sono comprometido, em lugares e horários muito iluminados e/ou quentes, estando desidratado, etc.