Quem tem depressão pode fazer academia?

Raúl Reis
2025-07-11 12:29:32
Count answers
: 7
Também já existem evidências científicas bem robustas sobre o exercício, não apenas na melhora do bem-estar, mas na prevenção e melhora dos sintomas de depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc.
Já temos meta-análises que mostram que na depressão leve, por exemplo, a prática regular de exercício físico por 30 minutos, três vezes na semana, se mostrou tão efetiva quanto acompanhamento psicológico e uso de alguns remédios, e deve ser incluída como parte do tratamento.
“Sabemos que pessoas com depressão maior e transtorno bipolar, por exemplo, tendem a ser mais sedentárias do que a população em geral.
Pessoas sedentárias têm comprovadamente um risco maior [para a saúde], não apenas de sobrepeso, hipertensão e diabetes, como de transtornos mentais.
É consenso que praticar exercícios físicos regularmente é uma forma de prevenir adoecimento mental.
A própria Organização Mundial de Saúde reforça que qualquer atividade física é melhor que nenhuma e que pessoas sedentárias já podem experimentar melhoras na saúde mesmo com um volume de exercício físico menor.
Se você é uma pessoa sedentária, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos.
Na depressão, por exemplo, tanto o exercício aeróbio quanto o de resistência se mostraram eficazes na redução dos sintomas quando mantidos por 90 minutos semanais.

Rafaela Moura
2025-07-11 12:27:53
Count answers
: 8
Qualquer exercício é bem-vindo. Ainda temos pouco consenso de qual o melhor exercício. O exercício mais indicado é aquele possível para o momento. Mais importante que a frequência, é a pessoa realizar o exercício com acompanhamento de um profissional ou educador físico ou fisioterapeuta. Ele ajuda no desenvolvimento da autoestima, no controle do estresse ao reduzir níveis de cortisol no corpo. Pode servir como uma distração positiva para aliviar os pensamentos negativos próprios da depressão. Uma vez que a depressão possui diversas causas - genéticas, bioquímicas, psicológicas, familiares e ambientais -, também conta com diversas possibilidades de tratamento, sendo o exercício físico um importante aliado na melhora da saúde mental e de uma série de resultados físicos e cognitivos. O exercício físico produz substâncias, inclusive aumento da serotonina e da dopamina. A serotonina e a dopamina estão intimamente relacionadas com o sistema nervoso central e melhoram a sensação de bem-estar. Isso sem falar das endorfinas que são produzidas no exercício e que também dão a sensação de relaxamento.

Francisco Paiva
2025-07-11 08:41:53
Count answers
: 8
Um dos primeiros impulsos ao se sentir ansioso ou depressivo é buscar remédios que diminuam os sintomas imediatos. Nesse processo, um hábito se destaca como extremamente positivo: a atividade física regular. Os benefícios são tantos que alguns cientistas já classificam os exercícios físicos como “o melhor dos antidepressivos”.
Um estudo da Universidade da Austrália Meridional finalizado em fevereiro de 2023 obteve conclusões interessantes sobre a influência da prática de atividades físicas no tratamento e na prevenção de doenças como a ansiedade e a depressão. Segundo os cientistas, praticar exercícios é até 50% mais eficaz do que os efeitos da medicação prescrita por médicos no combate à depressão.
Outro estudo — da Universidade de Potsdam, na Alemanha — concluiu que a atividade física moderada e aeróbica é a que apresenta maiores benefícios para a saúde mental.
Durante a prática de exercícios, o corpo libera hormônios importantes para a sensação de bem-estar e relaxamento, como endorfina, ocitocina e dopamina. Além disso, manter o corpo em forma e com menores percentuais de gordura tem efeitos positivos na autoestima. Outro benefício das atividades físicas é a melhora do sono, o que também é importante para combater a ansiedade e a depressão.

Henrique Cruz
2025-07-11 08:09:37
Count answers
: 5
Quando surge uma onda de depressão, o exercício pode parecer a última coisa que você deseja fazer.
Muitos tipos de exercícios, incluindo caminhada, corrida, yoga, tai chi, aeróbico e treinamento de força, mostraram benefícios tão fortes quanto a terapia no tratamento da depressão.
Qualquer exercício é melhor que nenhum, mas é recomendado adicionar alguns desafios.
A intensidade do exercício fez a maior diferença, mas até caminhar teve impacto.
Pode ser possível ingressar em um grupo de exercícios, contratar um treinador ou convidar um ente querido para passear com você.
Seja gentil com seu futuro, tornando os exercícios tão fáceis e envolventes quanto possível, como comprar um audiolivro ou fazer um teste em um estúdio de ioga.
Quanto mais você gosta do seu treino, mais confiante ficará para superar os obstáculos do exercício, o que significa que maior será a probabilidade de você seguir um regime.
Nenhum desses tratamentos é uma solução milagrosa, mas dado o quão debilitante é ter depressão, quase todos os pacientes deveriam receber exercícios e terapia.
Definir metas e monitorar atividades não pareceu ser útil nos estudos analisados.
Em vez disso, penso que temos de nos submeter a uma sabedoria mais estabelecida sobre o que funciona, apontando para o apoio e a responsabilização.
Os resultados estão de acordo com o que muitos outros estudos disseram sobre os benefícios do exercício.
Ambos os estudos devem dar às pessoas a confiança de que o exercício é uma boa maneira de tratar a depressão, juntamente com outras opções, incluindo terapia e medicação.

Sebastião Matos
2025-07-11 07:44:41
Count answers
: 14
A depressão é caracterizada por tristeza, baixa da auto-estima, pessimismo, pensamentos negativos recorrentes, desesperança e desespero.
Muitos estudos apontam à possibilidade de pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade, apresentarem uma melhor saúde mental do que sedentários.
A condição física se encontra positivamente ligada à saúde mental e ao bem estar.
As depressões dos tipos moderada-grave ou grave e severa podem exigir um tratamento profissional que pode incluir a prescrição de medicamentos, a eletroconvulsoterapia ou a psicoterapia, nesses casos a atividade física serviria de complemento.
As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar, humor e auto-estima, assim como, redução da ansiedade, tensão e depressão.
O tratamento padrão para depressão – psicoterapia e prescrição medicamentosa – é extremamente efetivo, porém a prática de atividade física é uma terapia adjuvante altamente benéfica.
No plano clínico, é opinião atual que a atividade física produz efeitos emotivos benéficos em quaisquer idades e sexos.
As pessoas com um bom estado físico que necessitam um medicamento psicotrópico podem praticar com total segurança uma atividade física sob vigilância médica.
Read also
- Qual a melhor atividade física para quem tem depressão?
- Qual esporte é melhor para depressão?
- Qual exercício libera mais serotonina?
- É possível vencer a depressão com atividade física?
- Qual o melhor exercício físico para a saúde mental?
- O exercício físico pode curar a depressão?
- Quais esportes ajudam na saúde mental?
- Qual vitamina aumenta a serotonina?
- Quais exercícios podem ajudar pessoas com depressão?