:

Quais esportes ajudam na saúde mental?

Vasco Guerreiro
Vasco Guerreiro
2025-08-15 13:31:58
Count answers : 16
0
Exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta são essenciais para manter a função nervosa saudável, mesmo com a idade mais avançada. Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Nessas atividades, há também componentes biológicos psicossociais, culturais e comportamentais, como jogos, lutas, dança, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamento. A prática de exercício pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Acredita-se que o exercício físico pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando assim o oxigênio e outros substratos de energia, melhorando assim a função cognitiva. Além disso, não se pode descartar que o exercício físico leve ao aumento da concentração de serotonina e β-endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.
Patrícia Cardoso
Patrícia Cardoso
2025-08-08 14:10:54
Count answers : 17
0
Atividades físicas como exercícios liberam endorfina, que nos deixa felizes da vida. A endorfina também auxilia no aumento da capacidade produtiva e intelectual e no nosso ânimo para encarar a vida. Quando nos sentimos bem, com energia, bom humor, confiança e autoestima carregada, as chances de desenvolvermos uma depressão são menores, já que isso nos ajuda a melhorar o astral. A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções. Com a ansiedade sob controle ou pelo menos amenizada, nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas etc. Os treinos ajudam inclusive na melhora da disciplina alimentar, quem treina sente vontade de comer alimentos mais saudáveis. Com a disciplina alimentar e mais foco, a relação entre treinos, disciplina e concentração melhora a capacidade de aprendizado.
Vanessa Costa
Vanessa Costa
2025-08-01 05:26:18
Count answers : 17
0
Atividade física é um importante aliado da saúde mental. A prática de exercício físico regular impacta a saúde mental positivamente. A atividade física contribui para uma maior autoestima e autoeficácia, promove uma mudança biológica no nosso corpo, liberando neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, reduzindo a inflamação e melhorando a resposta imune, entre outros fatores que estão associados a um melhor funcionamento do sistema nervoso central. Já existem evidências científicas bem robustas sobre o exercício, não apenas na melhora do bem-estar, mas na prevenção e melhora dos sintomas de depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc. Na depressão, por exemplo, tanto o exercício aeróbio quanto o de resistência se mostraram eficazes na redução dos sintomas quando mantidos por 90 minutos semanais. A prática regular de exercícios físicos também pode atuar na prevenção de quadros de ansiedade, depressão e estresse, entre outros. É consenso que praticar exercícios físicos regularmente é uma forma de prevenir adoecimento mental. Atividades aeróbias podem ser uma grande aliada. Exercícios de resistência também são benéficos.
Fábio Andrade
Fábio Andrade
2025-07-21 04:20:50
Count answers : 17
0
A prática de esportes ou exercícios físicos estimulam a liberação de substâncias que auxiliam no bem-estar. Dados da Sociedade Brasileira de Psicologia mostram que bastam alguns minutos de exercícios físicos para o cérebro iniciar a liberação da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, e outros neurotransmissores associados à saúde mental. A atleta Sarah Menezes afirma categoricamente: Superimportante, as pessoas se sentem mais aliviadas, leves e felizes, o corpo descansa e a alma também, a cabeça relaxa. A prática de esportes ou exercícios físicos exerce papel fundamental na prevenção de fatores que influenciam ou são consequências do desequilíbrio mental, como o uso de álcool e outras drogas. Entre os notórios benefícios estão a prevenção contra a depressão, a melhora do humor e da autoestima e a qualidade do sono, redução do estresse e estímulo às relações interpessoais.
Camila Domingues
Camila Domingues
2025-07-11 09:34:32
Count answers : 20
0
Praticar esportes pode ajudar na saúde mental da população. A apresentação do esporte, preferencialmente ainda na infância, pode auxiliar no desenvolvimento biopsicossocial do sujeito. Na esfera psicológica, qualquer atividade física ou esportiva requer prática continuada, algum grau de desempenho, foco, dedicação, resiliência, que são fatores importantes para vida do ser humano. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Psicologicamente, nós temos diversos estudos que apontam indicadores importantes neurofisiológicos através da produção de hormônios saudáveis ao ser humano como serotonina, noradrenalina, dentre outros que causam uma sensação de bem-estar. Cognitivamente, estudos apontam que o esporte apresentado desde a infância proporciona ganhos de aprendizagem, atenção e habilidades sócio-emocionais, por exemplo. Com base na minha rotina, que é bastante ativa, pratico corrida, ciclismo e musculação. Especialmente em Aracaju, temos diversos fatores que viabilizam a prática dessas atividades. Diversas são as academias e os clubes de corrida, além disso, dispomos de muitos quilômetros de ciclovias que facilitam nosso deslocamento pela cidade, pode ser uma boa trocar seu transporte por uma bicicleta, mas claro, sempre com o acompanhamento de profissionais da área para tornar do hábito uma prática assistida e saudável.