:

Qual a diferença entre smoothie e suco?

Micael Maia
Micael Maia
2025-07-17 23:57:54
Count answers : 11
0
Na tentativa de ganhar de volta os consumidores, os produtores de sucos também estão inovando com sabores e enriquecimentos, surgindo assim bebidas enriquecidas com vitaminas e de sabores locais. Estas alternativas vêm na forma de bebidas de baixa caloria, incluindo misturas de suco de vegetais, assim como smoothies sem adição de açúcar. O crescimento fenomenal do setor de smoothies e suco enriquecido é parcialmente impulsionado pelas mudanças em estilo de vida e hábitos alimentares. Desde 2020, há uma alta demanda por bebidas mais saudáveis, ricas em nutrientes e alternativas para lanches – tanto em mercados estabelecidos como nos em crescimento. Desde o final das restrições da pandemia, houve um ressurgimento das bebidas para viagem e convenientes, que provavelmente voltarão a ser um diferencial. Na Ásia, por exemplo, sabores de mangostim, yamamomo, fruta-dos-monges e mikan estão surgindo.
Lisandro Machado
Lisandro Machado
2025-07-17 23:31:09
Count answers : 16
0
O suco ou sumo natural é o resultado da pressão feita sobre frutos ou legumes onde extraímos a maior quantidade possível do líquido presente. É simplesmente a separação entre os elementos líquidos e sólidos do alimento. O smoothie é uma mistura de frutos e/ou legumes mexidos no liquidificador mais gelo triturado. Deste processo obtemos uma bebida deliciosamente cremosa. Ao contrário do suco, todos os frutos podem ser transformados em smoothie, basta tirar o/os caroços, as folhas e a pele se quiser, cortar e triturar tudo. É parecido com o granizado mas mais cremoso, sobretudo porque se pode juntar leite, iogurte ou gelado. Ele é ainda uma solução para quando a sua fruta está estragada pois basta retirar os pedaços maus e triturar o resto.
Renata Barbosa
Renata Barbosa
2025-07-17 22:41:55
Count answers : 10
0
Pois o smoothie se encaixa em todas essas categorias. O que diferencia um smoothie de um shake é justamente a utilização apenas de ingredientes naturais, uma vez que nos shakes pode haver a presença de elementos industrializados dos mais diversos tipos. Para fazer um smoothie a receita costuma ser bem simples e, geralmente, usa apenas três tipos de ingredientes: líquido (água, leite ou suco), fruta (natural ou congelada) e legumes ou verduras. Alguns dizem até que a inspiração foram sucos feitos no Brasil, com frutas tropicais, mas não há uma certeza sobre o tema.
Telmo Ramos
Telmo Ramos
2025-07-17 21:47:38
Count answers : 13
0
O que faz um "smoothie" ser diferente de um frapê ou de um suco comum é sua consistência mais encorpada. A base da bebida é feita com frutas, sejam frescas, em purê ou congeladas. A dica é procurar ingredientes que tenham bastante fibra para garantir uma bebida mais consistente. Muita gente associa automaticamente o smoothie com iogurte, mas saiba que o derivado do leite não é um item obrigatório na receita. Podemos substituir o iogurte pela banana congelada ou por um leite vegetal. Não existe um padrão de proporção dos ingredientes. Depende do gosto de cada um e de quais frutas vão ser utilizadas.
Helena Teixeira
Helena Teixeira
2025-07-17 21:31:49
Count answers : 11
0
Todas as bebidas de frutas têm menos fibra que a versão natural, inteira. Frutas inteiras têm dois tipos de fibras, que, quando mastigadas, formam um gel protetor do sistema digestivo, evitando que açúcar demais seja absorvido pela corrente sanguínea e sobrecarregue o fígado e outros sistemas de defesa. Se você bate a fruta ou espreme, e coa o suco, esse gel não é formado e mais açúcar vai para a corrente sanguínea. Sucos e smoothies são saudáveis, mas não são feitos para substituir refeições. O ideal é consumir no café da manhã ou em lanches intermediários. Comer 2 laranjas é bem mais difícil do que beber um suco de 4 laranjas, não é? E a segunda opção é muito mais calórica. Se forem feitos só de frutas, eles não são tão diferentes – em termos de quantidade de açúcar, principalmente. Frutas são ricas em frutose. Açúcar demais aumenta a carga glicêmica e o índice glicêmico do suco, ou seja, aumenta a quantidade de glicose e a velocidade com que ela entra no sangue. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para você entrar nessa onda, mas fazendo tudo do jeito certo.