:

Qual é a importância das cores dos alimentos?

Margarida Martins
Margarida Martins
2025-08-21 18:34:40
Count answers : 17
0
As refeições coloridas são mais bonitas e garantem variedade de micronutrientes, vitaminas e minerais, já que pigmentos indicam a presença de substâncias diferentes. Quanto maior a variedade das cores, mais nutrientes são absorvidos pelo nosso corpo. No entanto, faz muito bem consumir entre três e cinco cores diferentes diariamente. Como as cores dos alimentos dizem bastante sobre as vitaminas e minerais que elas carregam, que tal conhecer seus benefícios? Conheça o significado das cores das frutas, legumes e verduras, que são oriundas de substâncias bioativas. Alimentos amarelos e alaranjados são ricos em betacaroteno. Alimentos vermelhos contém componentes chamados licopeno, quercetina, ácido elágico e hesperidina. Os alimentos verdes são sempre os mais indicados em uma alimentação saudável, né? Os alimentos verdes também têm potencial desintoxicante das células e combatem os radicais livres, auxiliando na limpeza do organismo. Ingredientes como cogumelo, banana, feijão branco, cebola, nabo e couve-flor são compostos por fitoquímicos, que modulam o sistema imunológico. Mirtilo, figo, ameixa, soja, arroz integral, lentilha uva roxa e cacau possuem flavonoides, como antocianinas e quercetinas, e carotenóides, como luteína e zeaxantina em sua composição.
Gil Coelho
Gil Coelho
2025-08-13 23:08:07
Count answers : 15
0
Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS Nutricionistas no Armazém da Familia do Boa Vista explicam a importância do prato colorido para a saúde. Curitiba, 13/09/2017 Foto:Valdecir Galor/SMCS
Gonçalo Branco
Gonçalo Branco
2025-08-07 04:37:16
Count answers : 20
0
Os alimentos in natura têm cores devido ao pigmento natural. Esses pigmentos, de modo geral, são constituídos de substâncias químicas naturalmente sensíveis a fatores externos, como variação de temperatura, umidade, pH, presença de luz, de oxigênio e tantos outros. Vermelho: alimentos desta cor são fontes de licopeno e de nutrientes que auxiliam no combate ao envelhecimento celular e até do cansaço. Além disso, estes alimentos são conhecidos por serem ricos em vitamina C, importante para defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo. Exemplos: tomate, morango e melancia.
Rúben Nascimento
Rúben Nascimento
2025-08-03 04:09:44
Count answers : 13
0
A tonalidade dos alimentos tem como principal função revelar a sua composição nutricional. As cores dos alimentos podem ser uma ótima referência para preparar refeições balanceadas. Quanto maior a variedade de cores que um prato possui, maior a quantidade de nutrientes estaremos ingerindo. Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento. É importante ter ao menos três cores em cada refeição. A variedade de cores na alimentação vale, especificamente, para frutas, verduras, legumes e grãos. Não apenas variar as cores, mas também os alimentos escolhidos para representar cada cor é importante, pois cada um tem nutrientes específicos.
Ângelo Fonseca
Ângelo Fonseca
2025-07-22 13:38:38
Count answers : 23
0
As cores dos alimentos têm sua importância em nosso organismo. Funcionando como referências, as cores ajudam a determinar se um ingrediente tem mais vitaminas do que outro, se tem antioxidantes ou não, por exemplo. As cores dos alimentos naturais se relacionam com nossos órgãos e com o meio ambiente também. Verde é associado à desintoxicação, por isso os sucos denominados “detox” normalmente são de tonalidade esverdeada. Abacate, kiwi, maçã, alface, espinafre, ervilha, pepino e rúcula ajudam a depurar o organismo devido aos fitonutrientes antioxidantes. Além disso, fortalecem ossos, dentes e ajudam a produzir mais glóbulos vermelhos. Laranja e amarelo são associadas ao baço, pâncreas, estômago e pele, as tonalidades laranja e amarela apontam a presença de fitonutrientes que ajudam a reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea e regular os níveis de açúcar no sangue. Abóbora, batata-doce, cenoura, milho e banana beneficiam o sistema imunológico devido à presença de vitamina C, vitamina B3 e betacaroteno. A cor representa abundância em resveratrol, flavonoides, taninos e antocianinas, todos antioxidantes que estão associados ao rim e à bexiga. Além disso, alimentos roxos conferem mais proteção às células e previnem o desgaste precoce dos órgãos e da pele. As frutas e verduras com tons de vermelho auxiliam a regular o colestoff e são ótimas para a saúde e proteção cardiovascular. A cor também tem efeitos anti-inflamatórios, de combate aos radicais livres e de regeneração celular graças aos fitonutrientes antioxidantes. Comer colorido independe do seu tipo de dieta. Entender as cores dos alimentos serve tanto para veganos, vegetarianos ou onívoros!
Matias Barbosa
Matias Barbosa
2025-07-22 12:40:41
Count answers : 23
0
As cores dos alimentos indicam as propriedades nutricionais, pelo menos de modo geral. Temos uma chance maior de estar dando uma dieta mais balanceada, mesmo sem a orientação de um nutricionista. A variedade na alimentação é desejada, pois assim consumimos todos os elementos que necessitamos para uma vida saudável.
Luciana Baptista
Luciana Baptista
2025-07-22 12:21:12
Count answers : 18
0
Uma dica interessante é buscar a variedade de cores que são determinadas pelos pigmentos que as compõem. Cada pigmento corresponde a uma maior quantidade de certo nutriente. Estas substâncias, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra certas doenças. Os alimentos de cores brancas, como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. O licopeno é uma substância antioxidante, ou seja, combate a oxidação dentro do organismo e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos destas cores que são ricos em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração. Uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo, jabuticaba, açaí. Os alimentos de cor roxa, além de serem ricos em vitaminas C e do complexo B, possuem uma substância chamada antocianina, que dentre outros flavonoides, protegem nosso corpo contra infecções. Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão, chuchu e as ervas contêm clorofila,ferroe vitamina A. As fibras e vitaminas do complexo B e E e minerais, como magnésio, zinco e selênio são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez têm uma cor marrom.
Nuno Castro
Nuno Castro
2025-07-22 11:51:57
Count answers : 19
0
A importância das cores dos alimentos pode ser entendida pelas suas diferentes funções e benefícios. Branco: Fortalecimento Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Vermelho: Disposição Indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. Amarelo ou laranja: Reforço para as defesas São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Verde: Limpeza Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Marrom: Regulador São ricos em fibras, por isso favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Preto ou roxo: Vitalidade Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, além de combaterem a ansiedade e a depressão. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração.