Uma dica interessante é buscar a variedade de cores que são determinadas pelos pigmentos que as compõem.
Cada pigmento corresponde a uma maior quantidade de certo nutriente.
Estas substâncias, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra certas doenças.
Os alimentos de cores brancas, como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque contribuem na formação e na manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
O licopeno é uma substância antioxidante, ou seja, combate a oxidação (danos nas células) dentro do organismo e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Esse nutriente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata.
Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina, que estimula a circulação sanguínea.
O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos destas cores que são ricos em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, e também em vitamina B3 e ácido clorogênico.
Essas substâncias mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam a prevenir o câncer e proteger o coração, auxiliam na resistência contra diarreia, doenças respiratórias e sarampo.
Uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo, jabuticaba, açaí.
Os alimentos de cor roxa, além de serem ricos em vitaminas C e do complexo B, possuem uma substância chamada antocianina, que dentre outros flavonoides, protegem nosso corpo contra infecções.
São importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea, portanto importantes para controle de pressão e níveis de colesterol.
Também combatem os radicais livres (retardam o envelhecimento) e até a obesidade.
Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão, chuchu e as ervas contêm clorofila,ferroe vitamina A.
Essas substâncias possuem os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem a ação danosa dos radicais livres, auxiliam na defesa do organismo, previnem certos tipos de câncer e protegem o coração.
As fibras e vitaminas do complexo B e E e minerais, como magnésio, zinco e selênio são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez têm uma cor marrom.
Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo: melhoram o funcionamento do intestino; combatem a ansiedade e a depressão; previnem o câncer, como do intestino, e doenças cardiovasculares.