:

Quais são os benefícios das cores dos alimentos?

Renata Azevedo
Renata Azevedo
2025-08-25 22:07:36
Count answers : 17
0
Fortalecimento Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse. São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. São ricos em fibras, por isso favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, além de combaterem a ansiedade e a depressão. Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração.
Isabela Simões
Isabela Simões
2025-08-19 12:49:36
Count answers : 17
0
Quem segue uma alimentação saudável está sempre com pratos cheios de cores variadas – como o verde da alface, o roxo da beterraba, o laranja da cenoura e por aí vai. É que quanto mais colorida for a refeição, mais nutrientes importantes o organismo ela tem. O motivo é o seguinte: dessa forma, seguindo uma alimentação monocromática, você só vai absorver um nutriente em específico e acabar com deficiência de outros tantos que são importantes para um bom funcionamento do organismo. Verde é rico em fibras Vermelho faz bem para o coração Amarelo e laranja são cores fontes de vitamina C Roxo impede o envelhecimento das células Marrom evita problemas no intestino Branco é bom para a saúde dos ossos
Wilson Gaspar
Wilson Gaspar
2025-08-11 17:46:54
Count answers : 15
0
Uma dica interessante é buscar a variedade de cores que são determinadas pelos pigmentos que as compõem. Cada pigmento corresponde a uma maior quantidade de certo nutriente. Estas substâncias, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra certas doenças. Os alimentos de cores brancas, como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque contribuem na formação e na manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. O licopeno é uma substância antioxidante, ou seja, combate a oxidação (danos nas células) dentro do organismo e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esse nutriente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina, que estimula a circulação sanguínea. O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos destas cores que são ricos em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, e também em vitamina B3 e ácido clorogênico. Essas substâncias mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam a prevenir o câncer e proteger o coração, auxiliam na resistência contra diarreia, doenças respiratórias e sarampo. Uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo, jabuticaba, açaí. Os alimentos de cor roxa, além de serem ricos em vitaminas C e do complexo B, possuem uma substância chamada antocianina, que dentre outros flavonoides, protegem nosso corpo contra infecções. São importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea, portanto importantes para controle de pressão e níveis de colesterol. Também combatem os radicais livres (retardam o envelhecimento) e até a obesidade. Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão, chuchu e as ervas contêm clorofila,ferroe vitamina A. Essas substâncias possuem os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem a ação danosa dos radicais livres, auxiliam na defesa do organismo, previnem certos tipos de câncer e protegem o coração. As fibras e vitaminas do complexo B e E e minerais, como magnésio, zinco e selênio são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez têm uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo: melhoram o funcionamento do intestino; combatem a ansiedade e a depressão; previnem o câncer, como do intestino, e doenças cardiovasculares.
Miguel Reis
Miguel Reis
2025-07-29 19:40:41
Count answers : 14
0
Cada cor representa substâncias importantes e benefícios diferentes para a nossa saúde. Quanto mais cores, melhor para a saúde. Além de vitaminas A, C e do complexo B, os alimentos vermelhos contêm licopeno, considerado um antioxidante natural e protetor o organismo de compostos químicos agressivos às células, como os radicais-livres. São alimentos ricos em vitamina C, eles favorecem a diminuição do colesterol ruim, o LDL, e são antioxidantes muito potentes. Os itens dessa cor também são ricos em vitamina C,por isso, eles agem ajudando o sistema imunológico, aumentando a resistência contra doenças. Os alimentos de tons escuros deste grupo são especialmente ricos em fibras e ferro, enquanto os mais claros são fontes de cálcio e vitamina A, com todos esses nutrientes, eles combatem anemias, protegem as células saudáveis do organismo contra o câncer e são desintoxicantes. A coloração roxa ou azulada indica a presença de antocianina, substância que retarda o envelhecimento e auxilia o funcionamento do aparelho digestivo, quanto mais escuro o alimento, maior a presença desse antioxidante. Essa categoria engloba os grãos e as castanhas, fibras, carboidratos, magnésio e vitaminas E e do complexo B estão presentes nos alimentos marrons, conhecidos por melhorarem o trânsito intestinal, ajudarem na produção de energia e colaborarem no combate à ansiedade. Alimentos brancos são fontes de potássio e cálcio, importantes para a manutenção dos ossos e dentes, também contém boas quantidades de fósforo e vitamina B6, nutrientes conhecidos por aliviar o estresse e o cansaço.
Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
2025-07-22 11:24:17
Count answers : 18
0
As refeições coloridas são mais bonitas e garantem variedade de micronutrientes, vitaminas e minerais, já que pigmentos indicam a presença de substâncias diferentes. Quanto maior a variedade das cores, mais nutrientes são absorvidos pelo nosso corpo. Alimentos amarelos e alaranjados são ricos em betacaroteno, que é metabolizada em vitamina A pelo organismo, e também contam com zeaxantina, os flavonoides e o licopeno, que ajudam a proteger o sistema imunológico. Além disso, esses alimentos podem colaborar para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos, e a vitamina C previne infecções. Alimentos vermelhos contêm componentes chamados licopeno, quercetina, ácido elágico e hesperidina, que são antioxidantes, atuando na saúde dos tecidos e promovendo a sensação de disposição e bem-estar. Alimentos verdes são ricos em carotenóides, betacaroteno, além de luteína, zeaxantina, potássio, folato e vitaminas A, E e C, colaborando para a saúde dos olhos e redução do risco de degeneração macular. Os alimentos verdes também têm potencial desintoxicante das células e combatem os radicais livres, auxiliando na limpeza do organismo. Alimentos roxos e marrom possuem flavonoides e carotenóides, que são antioxidantes e ajudam na manutenção cerebral e no fluxo sanguíneo, protegendo o coração, aumentando a vitalidade e colaborando com o funcionamento do sistema nervoso. Alimentos brancos são compostos por fitoquímicos, que modulam o sistema imunológico, e são ricos em potássio e cálcio, auxiliando na manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, assim como no bom funcionamento do sistema nervoso e muscular.
Sebastião Guerreiro
Sebastião Guerreiro
2025-07-22 10:44:37
Count answers : 19
0
Cada cor indica um determinado valor nutricional dos alimentos. Assim, um prato cheio de cores é sinônimo de alimentação equilibrada, com diferentes vitaminas e minerais benéficos para o organismo. Sua ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos com licopeno têm ação antioxidante e ajudam também a evitar o aparecimento de doenças do coração. Os alimentos com essas cores têm propriedades antioxidantes e são benéficos para a circulação e o fluxo sanguíneo. Esses alimentos contêm nutrientes importantes como cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas A, C e K. Alguns alimentos deste grupo são também ricos em fibras, que estimulam o bom funcionamento do intestino. O resultado é um prato que associa os benefícios do alimento laranja com os do verde-escuro.