:

Como as cores dos alimentos influenciam na saúde?

Tatiana Costa
Tatiana Costa
2025-07-22 13:58:03
Count answers : 10
0
A paleta vibrante dos alimentos vai além da estética e é um indicador dos diversos nutrientes e benefícios que eles oferecem. A relação entre as cores dos alimentos e a saúde está enraizada na ciência dos fitonutrientes, compostos bioativos encontrados em plantas que têm uma ampla gama de benefícios para o corpo humano. Cada cor representa diferentes grupos de fitonutrientes, como antioxidantes, vitaminas e minerais. Alimentos vermelhos e roxos, como morangos, framboesas, uvas e beterrabas, são ricos em antocianinas, que estão associados à redução do risco de doenças cardíacas, melhora na saúde cerebral e propriedades anti-inflamatórias. Cenouras, abóboras, mangas e pimentões amarelos são exemplos de alimentos ricos em carotenoides, incluindo o betacaroteno, que é convertido em vitamina A no corpo. Esses alimentos promovem a saúde ocular, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a saúde da pele. Os vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e brócolis, são verdadeiros tesouros nutricionais, eles contêm clorofila e outros compostos que desintoxicam o corpo, fornecem fibras essenciais e ajudam na saúde óssea. Alho, cebola, cogumelos e couve-flor são alguns dos alimentos que pertencem a essa categoria, eles contêm alicina e compostos de enxofre, que têm propriedades antibacterianas e podem contribuir para a saúde cardiovascular. Quanto mais vibrante o seu prato, mais nutrientes diversos você está consumindo.
Sofia Anjos
Sofia Anjos
2025-07-22 13:45:49
Count answers : 9
0
Certamente você já escutou que o prato colorido é a melhor opção quando buscamos uma alimentação equilibrada e cheia de nutrientes, não é mesmo? Esta afirmação é verdadeira e está baseada no princípio de que, de maneira geral, os alimentos demonstram os micronutrientes, ou compostos ativos mais predominantes, pela sua cor. – Mamão papaia, cenoura, abóbora e pêssego: estes alimentos, e todos os que têm cores amarelas alaranjadas, são ricos em uma classe de nutrientes chamada carotenoide – que atua como precursora da vitamina A. – Cebola roxa, uva, mirtilo, amora, açaí, framboesa, jabuticaba, beterraba, repolho roxo e batata doce roxa: estes alimentos são ricos em antocianinas; classe de compostos muito estudada por suas funções antiinflamatória, antimutagênica e antioxidante. – Feijão carioca, magnum, rajado e azuki: as leguminosas são alimentos altamente nutritivos e acessíveis financeiramente; quando sua casca tem coloração próxima do marrom escura são ricos em compostos fenólicos e previnem câncer, mutações genéticas, antioxidantes e anti lipêmicos, ou seja, evitam o depósito de gorduras nas artérias e veias. – Vegetais verde escuros: estes alimentos em geral são ricos em potássio e em ferro, chamado não heme ou ferro de origem vegetal. – Carne vermelha (vaca e porco): Os alimentos ricos em proteína, que são de origem animal, são altamente ricos em ferro, chamado de heme, por compor a estrutura de uma proteína presente apenas no reino animal chamada hemoglobina; É importante esclarecer que todos os alimentos contêm inúmeros nutrientes sendo esses, carboidratos, proteínas, lipídeos (ou gorduras), além das vitaminas e minerais, porém, podemos encontrar, em cada um deles, aqueles nutrientes que são predominantes e que, portanto, fazem com que algumas características como a cor, se tornem mais evidentes. Logo, fica clara a necessidade, sempre que possível, de preparar pratos cheios de cores e sabores.
Davi Tavares
Davi Tavares
2025-07-22 12:40:58
Count answers : 16
0
A tonalidade dos alimentos tem como principal função revelar a sua composição nutricional. Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento. Essa variação de cores na alimentação vale, especificamente, para frutas, verduras, legumes e grãos. É importante ter ao menos três cores em cada refeição. Verde Vegetais com folhas como, espinafre, agrião, pimentão, couve manteiga, manjericão e outros, contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele. Amarelo e Laranja O betacaroteno é o principal elo entre alimentos amarelos. Ele está ligado à manutenção dos tecidos e à visão noturna. Também chamado de pró-vitamina A, o betacaroteno favorece o metabolismo de gorduras e, por isso, representa uma opção interessante de sobremesa saudável. Há também as vitaminas C e B-3 nos alimentos amarelos, substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso. Vermelho Tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm licopeno, substância que age como antioxidante. Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o estresse oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Roxo Uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo, jabuticaba, alcachofra são ricos em ácido elágico e quercetina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento. Além de serem fontes de vitamina B1 nutriente importante para o metabolismo da glicose.
Tomé Carneiro
Tomé Carneiro
2025-07-22 11:06:20
Count answers : 8
0
As cores dos alimentos têm sua importância em nosso organismo, funcionando como referências para determinar se um ingrediente tem mais vitaminas do que outro ou se tem antioxidantes. Verde é associado à desintoxicação e os alimentos verdes, como abacate, kiwi, maçã, alface, espinafre, ervilha, pepino e rúcula, ajudam a depurar o organismo devido aos fitonutrientes antioxidantes. Além disso, fortalecem ossos, dentes e ajudam a produzir mais glóbulos vermelhos. Laranja e amarelo apontam a presença de fitonutrientes que ajudam a reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea e regular os níveis de açúcar no sangue. Marrom e branco são ricos em alcina e quercetina, dupla que cuida dos pulmões, do intestino grosso e da imunidade. A cor roxa representa abundância em resveratrol, flavonoides, taninos e antocianinas, todos antioxidantes que estão associados ao rim e à bexiga. Vermelho auxilia a regular o colesterol e são ótimas para a saúde e proteção cardiovascular.