Qual a relação entre estresse e compulsão alimentar?
Santiago Soares
2025-07-24 21:37:49
Count answers
: 15
É comum as mulheres dizerem que não sentem fome nas horas de estresse ou depois de uma mágoa, mas sim vontade de comer. Em geral a compulsão alimentar ou a tentativa de controlar as emoções que sentimos com a ingestão de carboidratos, especialmente doces, acontece porque esses alimentos aumentam a serotonina que é o neurotransmissor que provoca a sensação de prazer em bem estar. O fato de começar a fazer uma reeducação alimentar não quer dizer que nunca mais poderá comer seus alimentos preferidos, mas que vai restringi-los um pouco, para evitar os excessos. Após um dia estressante, passe longe da cozinha. Assim fica mais difícil descontar na alimentação os problemas que você teve durante o dia. Temos que saber se é por fome física ou porque está descontando emoções na comida ou procurando algum tipo de recompensa. Sempre perguntar o porquê você está comendo e se vale a pena realmente poder ajudar a identificar os gatilhos emocionais. O importante é vivenciar as emoções e resolver cada uma delas com a solução mais adequada.
Yasmin Monteiro
2025-07-24 21:21:40
Count answers
: 23
O estresse crônico, leva a liberação de hormônios que podem ser responsáveis pelo comportamento de comer excessivamente, por aumentarem o apetite e a busca por alimentos palatáveis, que geram uma sensação de conforto.
Um episódio de compulsão alimentar se caracteriza por um consumo de uma grande quantidade de alimentos, em um período determinado, associado a falta de controle sobre o que e quanto se come.
A gênese do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico (TCAP) envolve diversos fatores, e o estresse vem ganhando destaque como um gatilho.
Com os resultados obtidos pode-se observar a relação do estresse com o desenvolvimento de CAP, visto que, os indivíduos que apresentaram maior nível de estresse, também apresentaram maiores pontuações para CAP.
Considerando essa relação entre o estresse e o desenvolvimento de Transtornos Alimentares (TA), o presente trabalho apresenta uma análise entre o estresse percebido e o TCAP, com o objetivo de investigar a relação entre a compulsão alimentar e o estresse percebido em indivíduos adultos.
Maria Magalhães
2025-07-24 18:57:25
Count answers
: 11
Segundo Ana Paula, o estresse psicossocial no trabalho está associado à compulsão alimentar sob três aspectos: alta exigência, trabalho ativo e trabalho passivo.
A dimensão demandas psicossociais foi positivamente associada ao desfecho, enquanto a percepção de maior controle no trabalho foi inversamente associada à compulsão alimentar.
Observou-se modificação da associação entre estresse no trabalho e compulsão alimentar pelo Índice de Massa Corporal.
Os aspectos psicossociais do trabalho influenciam na prevalência da compulsão alimentar e essa associação obtém chances diferenciadas entre magros e obesos.
Read also
- O que é bom para tirar ansiedade e vontade de comer?
- Como controlar a ansiedade em relação à comida?
- Como diminuir a fome emocional?
- O que fazer para inibir a vontade de comer?
- Porque o estresse dá fome?
- Como a psicologia pode ajudar na compulsão alimentar?
- Como parar a fome emocional?
- Como não descontar o estresse na comida?
- Como combater a fome da ansiedade?
- O que é bom para tirar a fome e a ansiedade?