:

Pode fazer cardio com 12 anos?

Manuel Neto
Manuel Neto
2025-08-23 01:56:04
Count answers : 16
0
A atividade física é segura para a população pediátrica quando executada em intensidade leve ou moderada tanto em práticas aeróbicas quanto anaeróbicas. De 6 a 19 anos devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa. Atividades de flexibilidade e de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos devem ser realizadas pelo menos três dias por semana. Uma revisão sistemática concluiu que o treinamento de força não influencia negativamente no crescimento linear das crianças. De forma ampla, ao serem submetidos a exercício de resistência meninos e meninas pré-adolescentes apresentam ganho de força muscular, sem hipertrofia muscular. Crianças em idade escolar que dedicam pelo menos uma hora por dia de atividade física com exercícios intensivos mostram um funcionamento cognitivo muito melhor. Atividades aeróbicas, tais como corridas, esteira ergométrica ou bicicleta, também por períodos de 30 minutos. É importante ressaltar a necessidade de supervisão individual e a associação com exercícios aeróbicos. Exercitar o corpo de forma rotineira produz benefícios a variados órgãos e sistemas do corpo: reduz a pressão arterial, previne a obesidade e melhora o perfil lipídico. Dessa forma, o treinamento de resistência é recomendado, sendo indicados programas graduais, que podem ser iniciados aos 8 anos de idade. Os principais riscos dos esportes e das atividades físicas realizadas de forma inadequada — em desacordo com a idade, com o desenvolvimento motor e com o estado de saúde — são as lesões musculoesqueléticas e a disfunção menstrual. A Sociedade Brasileira de Pediatria acaba de lançar um documento científico para sanar as dúvidas de pais e responsáveis sobre o impacto da prática de esportes e outras atividades físicas, como a musculação, à saúde de crianças e adolescentes. A publicação, elaborada pelo Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, apresenta orientações específicas sobre as repercussões associadas a quatro campos: crescimento, desenvolvimento puberal, mineralização óssea e neurocognição.
Raúl Esteves
Raúl Esteves
2025-08-18 16:46:56
Count answers : 12
0
Além disso, existem benefícios a longo prazo, como maior força, potência, velocidade, agilidade e resistência. O treinamento de resistência também pode ser benéfico para crianças com sobrepeso ou obesas que não querem ou não conseguem fazer atividades aeróbicas, como correr e nadar. A Organização Mundial de Saúde, por exemplo, recomenda que a faixa etária de 5 a 17 anos pratiquem 60 minutos de atividade física por dia. Também é fortemente sugerido treinar com foco nos ossos e músculos três vezes por semana. Para Márcio Atalla, especialista em treinamento de alto rendimento e colunista do GLOBO, um profissional responsável por acompanhar é importante não somente pela execução correta dos exercícios. Além disso, essa idade não é recomendado que você exagere na carga, o indicado é que você aprenda os movimentos fáceis e exercícios mais leves para o corpo inteiro.
Andreia Vicente
Andreia Vicente
2025-08-08 09:38:50
Count answers : 18
0
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer. A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade. O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde. Na fase da adolescência, há diversas dúvidas sobre o que pode e não se pode praticar. As atividades físicas podem ser praticadas em todas as idades, já que trazem diversos benefícios à saúde, como melhora na qualidade de vida, correção da postura e ampliação de força e resistência muscular – para citar só alguns. Há diversos exercícios físicos que podem ser praticados por adolescentes. Listamos alguns para você mostrar para o seu filho. Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como: Desenvolvimento da coordenação motora; Aprimoramento das habilidades cognitivas; Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade. Essas modalidades também auxiliam para o aumento da socialização e convivência em grupo, sendo um estímulo ao respeito às regras. Artes marciais e lutas As lutas e artes marciais ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta. Além disso, também estimulam o senso de coletividade devido ao convívio com os colegas. Você pode optar por Jiu Jitsu, Kung Fu, Judô, Boxe e até UFC.
Gabriela Loureiro
Gabriela Loureiro
2025-08-08 05:54:07
Count answers : 10
0
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa. A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões. É fundamental destacar que a nutrição adequada é um fator primordial nos exercícios físicos dos jovens. Boa alimentação, hidratação, descanso e supervisão adequada garantem bons resultados e segurança durante o exercício ou esportes, principalmente para crianças e adolescentes. É importante lembrar que os filhos se espelham nos pais. Se os adultos da família se alimentam bem e são ativos, inclusive nos momentos de lazer, as chances de as crianças adotarem esses comportamentos são maiores.