Quem faz cardio perde massa muscular?

Iris Jesus
2025-07-21 19:08:23
Count answers
: 13
O treinamento de cardio é de extrema importância. Ele ficou conhecido por atrapalhar o ganho de massa magra, mas esse efeito ocorre se há excesso da atividade ou se ela é realizada de forma incorreta. Por isso sempre ressaltamos que os alunos devem seguir as recomendações do professor para alcançarem os objetivos e as necessidades individuais. Um estudo publicado na Scientific Reports em 2021, por exemplo, testou o ganho de massa em grupos de oito homens: que realizavam cardio em conjunto com a musculação ou não. Aqueles que fizeram os treinamentos de corrida tiveram uma melhor sintetização de proteínas relacionadas ao ganho de musculatura. Quando o aeróbico é realizado depois, o corpo gasta mais gordura corporal. A pessoa tem que entregar o máximo nos aparelhos, então o cardio deve ter uma intensidade menor, após o treino, e com duração de até 15 minutos, só para controlar a gordura. O treinamento de cardio é de extrema importância, ele atua para melhorar a capacidade respiratória, cardíaca, condicionamento físico do aluno e, dependendo do tempo e intensidade, colabora para os objetivos de emagrecimento. Cardio antes ou depois? O cardio cumpre várias funções em um treino de musculação, dependendo especialmente do momento em que ele é realizado. Segundo Karine, quando aparece antes do treino, o objetivo é aquecer o corpo e as articulações, diminuindo a chance de lesões. O treinamento cardio também pode ser realizado após a sessão de treino ou em dias alternados aos treinos de força.

Isabel Maia
2025-07-16 03:30:30
Count answers
: 15
A maioria das pessoas, correr não leva a uma perda significativa de massa muscular. Em casos extremos, como em dietas muito restritivas em calorias ou durante corridas de longa duração sem reposição adequada de nutrientes, o corpo pode começar a utilizar proteína muscular como fonte de energia. Para a maioria dos corredores recreativos. No entanto, isso não é comum para a maioria dos corredores recreativos. O repouso adequado ajuda na recuperação muscular e previne o overtraining.

João Guerreiro
2025-07-07 10:53:52
Count answers
: 13
Quem faz musculação com o objetivo de ganhar muita massa muscular costuma ouvir que é melhor evitar as atividades aeróbicas, pois elas atrapalham a hipertrofia.
Isso realmente pode acontecer, pois tratam-se de exercícios chamados de concorrentes, que ativam vias metabólicas diferentes, com a possibilidade de um interferir no resultado do outro.
Enquanto os exercícios com pesos estimulam o anabolismo, o treino aeróbico favorece um estado de catabolismo, processo de quebra de substâncias, geralmente carboidratos e gordura, para liberação de energia, mas a proteína dos músculos também pode se degradada e usada como combustível.
Exercícios de longa duração geram grande estresse no corpo e aumentam o nível de cortisol no organismo, essa substância inibe a produção de testosterona, um hormônico anabólico, que participa da síntese da massa muscular.
Além disso, ao fazer treinos muitos longos, se não tiver bem alimentando nem repor o estoque de carboidratos durante a atividade física, seu corpo pode usar as proteínas dos músculos como fonte de energia.

Sara Fonseca
2025-07-04 23:47:33
Count answers
: 18
Quem faz cardio perde massa muscular?
Isso porque só se perde massa magra ao fazer cardio se a prática for realizada em excesso, sem a nutrição adequada e sem a inclusão de treinos de resistência.
Afinal, a ideia de que os exercícios cardiovasculares interferem no ganho de massa muscular ainda impera.
Contudo, não é bem assim.
Combinar cardio com exercícios que aumentam a massa muscular melhora a saúde geral do corpo.
Ganhar massa muscular e fazer cardio, esses parecem ser dois objetivos diferentes para quem pratica atividade física.
Porém, ele também pode ser feito para ganhar massa muscular, basta manter um volume de intensidade satisfatório combinado com carga pesada.
Além disso, melhora o condicionamento físico geral, aumenta a massa magra e diminui o percentual de gordura.

Filipa Sousa
2025-06-24 09:02:18
Count answers
: 16
Quem faz musculação com o objetivo de ganhar muita massa muscular costuma ouvir que é melhor evitar as atividades aeróbicas, pois elas atrapalham a hipertrofia. Isso realmente pode acontecer, pois tratam-se de exercícios chamados de concorrentes, que ativam vias metabólicas diferentes, com a possibilidade de um interferir no resultado do outro. Enquanto os exercícios com pesos estimulam o anabolismo, o treino aeróbico favorece um estado de catabolismo, que pode levar à degradação e uso das proteínas dos músculos como combustível.
No entanto, existem formas de minimizar a interferência do treino aeróbico no crescimento muscular, como iniciar a sessão de treino com musculação, evitar atividades longas, separar os treinos de força e aeróbicos por um intervalo de três horas, consumir proteína suficiente e carboidratos adequados. Além disso, optar por treinos aeróbicos curtos e intensos, como o HIIT, também pode ser uma boa opção para quem busca hipertrofia.
Com essas precauções, é possível realizar treinos aeróbicos sem comprometer o ganho de massa muscular, pois a atividade aeróbica não interfere no ganho de massa muscular quando há um intervalo de três horas entre ela e o treino de força. Consumir ao dia cerca de 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal e garantir que de 40% a 60% das calorias da dieta sejam compostas de carboidratos também ajudam a impedir a perda de massa magra durante o treino.

Frederico Vieira
2025-06-20 02:16:14
Count answers
: 16
O treino mais indicado é o de força e, por isso, muitos alunos acabam deixando as atividades cardiorrespiratórias de lado.
A verdade é que os exercícios de cardio – dança, spinning, corrida e natação – não atrapalham o desenvolvimento dos músculos e devem ser mantidos dentro da rotina para aumentar a disposição e a adesão aos treinos.
O educador físico Alexandre Araújo Bezerra, da academia World Gym, sugere que os exercícios cardiorrespiratórios sejam executados depois do treino de musculação.
Geralmente, a perda de massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino.
Manter uma rotina regrada favorece o aumento dos músculos.
Não pare quando conseguir seus objetivos, pois a perda de massa magra é perceptível em apenas duas semanas sem atividades.

Raúl Esteves
2025-06-08 12:39:14
Count answers
: 10
No entanto, sua influência no ganho ou perda de massa depende de alguns fatores como dieta, tipo e intensidade do exercício e a combinação com treinamento de força.
Riscos na prática excessiva
Como toda prática física, o cardio também exige alguns cuidados extras, uma vez que a prática excessiva pode ocasionar:
Perda de massa muscula (excesso pode levar ao catabolismo muscular, especialmente se não combinado com exercícios de força);
Os exercícios cardio são mais eficazes para a queima de gordura do que para o ganho da massa muscular.

Miriam Barros
2025-06-08 12:07:03
Count answers
: 20
Sim, é verdade que o exercício aeróbico é eficiente para quem tem o objetivo de perder peso. Mas se engana quem pensa que a massa muscular será perdida com os treinos aeróbicos. Acredite, ele é um importante aliado no treino anaeróbico. Ou seja, um complementa o outro. É importante evitar o excesso e alinhar a quantidade de treinos aeróbicos de forma que não prejudique a hipertrofia. Uma dica importante é realizar o treino de aeróbico preferencialmente após o treino de força. Porém, esse primeiro deve ser mais curto para não prejudicar a musculação.
Read also
- Qual a diferença entre cardio e musculação?
- O que perde mais peso, musculação ou cardio?
- O que é mais importante, cardio ou musculação?
- Por que cardio é ruim para musculação?
- O que queima mais gordura na academia: cardio ou musculação?
- O cardio faz perder massa muscular?
- O cardio define o corpo?
- O que acontece se eu fizer só musculação sem cardio?
- Quantos minutos de cardio para não perder massa muscular?