:

Como realizar boas escolhas?

Rui Neto
Rui Neto
2025-08-11 15:45:48
Count answers : 20
0
É preciso procurar o objetivo importante no contexto de qualquer escolha que você for fazer. Talvez a consideração mais fundamental ao fazer escolhas seja garantir que as escolhas que você faz sejam congruentes com os objetivos importantes que você tem. Compreender a dinâmica das escolhas pode ajudar a melhorar as decisões que você toma. Qualquer escolha envolve pelo menos duas opções, ambas com prós e contras associados. Sempre que você estiver pensando em uma escolha que está prestes a fazer, considere ambas as opções com algum detalhe e descubra seus aspectos importantes. Preste atenção às metas mais valorizadas das quais você pode tomar conhecimento ao considerar suas opções. Se você conseguir encontrar os objetivos de nível mais elevado que estão no pano de fundo de suas deliberações, o caminho a seguir será evidente. Uma vez que o objetivo importante esteja em vista, sua decisão ficará clara e você saberá que o caminho que está prestes a seguir é consistente e congruente com tudo o que significa ser você.
Alice Monteiro
Alice Monteiro
2025-08-10 12:38:49
Count answers : 21
0
Para realizar boas escolhas, é necessário entender que escolher é sobre aprender a perder e a ganhar. É abrir mão de algo para apostar no que está por vir. Sem garantias – porque, bem, a vida não tem garantias. E bancar cada escolha pode se tornar mais confortável quando a gente olha para os ganhos da nova decisão, que, no mínimo, servirá de aprendizado. O processo demanda autoconhecimento e maturidade. Mas coloca a vida em movimento. Dizem que, para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Escolher a própria direção faz a travessia ser realmente a nossa. É duro aprender que a vida é assim: cheia de perdas. Mas fica menos difícil quando a gente assimila que a existência também é assim: cheia de ganhos.
Inês Domingues
Inês Domingues
2025-07-28 22:01:39
Count answers : 21
0
Uma forma de melhorar a assertividade das nossas escolhas é investir no autoconhecimento. O autoconhecimento é o processo de explorar e compreender a si mesmo em vários aspectos, como valores, interesses, habilidades, pontos fortes e limitações. Ao conhecermos melhor a nós mesmos, podemos tomar decisões mais alinhadas com nossa essência, objetivos e propósitos. Autoavaliação: faça uma reflexão profunda sobre seus valores fundamentais, interesses, habilidades e pontos fortes. Pergunte-se o que é realmente importante para você, quais atividades lhe trazem satisfação e em quais áreas você se destaca naturalmente. Conhecer-se bem permite que você faça escolhas alinhadas com seus objetivos e propósitos, aumentando as chances de sucesso e satisfação no trabalho. Invista em seu autoconhecimento e faça escolhas que reflitam quem você realmente é e o que você deseja alcançar.
Teresa Jesus
Teresa Jesus
2025-07-20 11:41:15
Count answers : 18
0
Não use seus instintos. Você é responsável por todas suas decisões, então não faça escolhas movido por emoções boas ou ruins como: alegria, raiva, medo ou tristeza. Não seja procrastinador Se você deixa tudo para depois as boas oportunidades podem passar. Não padronize Já ouviu a frase “Pense fora da caixa”? Pois bem, diferentes situações exigem diferentes escolhas. Não deixe de ver o todo Analise sempre todos os lados, saiba pesar na balança o que é prioridade. Não sacrifique o que realmente importa Boas escolhas não trazem arrependimentos profundos.
Simão Amaral
Simão Amaral
2025-07-20 09:46:18
Count answers : 20
0
Dentre as coisas mais difíceis que lidamos na vida estão, definir o que é prioridade e fazer boas escolhas. Avalie os compromissos conflitantes. Classifique os compromissos dispensáveis ou que você pode delegar para outra pessoa. Tente priorizar os assuntos mais importantes para os primeiros horários do dia. Estabeleça 3 critérios mínimos para participar de algo. Defina até 3 critérios rígidos que são inegociáveis. Agora, diante de cada “oportunidade”, utilize seus critérios. Não assuma os problemas dos outros. Estabeleça um limite de tempo para ajudas pontuais e aleatórias. Estabeleça acordos com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, você terá mais clareza sobre o que deve dizer SIM, e para todo o resto ficará mais evidente o que precisa ser NEGADO. Assim, você minimiza a chance de urgências roubarem seu foco. Se não for um SIM óbvio, então é um NÃO óbvio. Só é realmente livre aquele que sabe estabelecer limites.
Marcos Branco
Marcos Branco
2025-07-20 07:47:38
Count answers : 18
0
Ao contrário do que muitos acreditam, um dos principais passos para fazer a escolha certa é pensar no resultado que queremos ter após fazer essa escolha, em vez de fazer uma lista comparando os prós e contras. Somos sempre encorajados a aprender com nossas experiências passadas. Atenha-se à frase: Quanto menos tivermos que fazer sobre coisas que não têm importância, mais poderemos fazer sobre coisas que realmente importam. Uma decisão urgente é algo que precisa ser feito imediatamente, por exemplo, ao entrarmos no elevador, precisamos apertar o botão do andar para o qual desejamos ir. Só por que você tem várias escolhas, não significa que deve escolher uma delas. Seja curioso e inovador em suas decisões, às vezes a melhor escolha não está tão óbvia.