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O que mais chama atenção em um restaurante?

Catarina Valente
Catarina Valente
2025-07-20 12:46:21
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Atuais há muitas coisas que podem chamar atenção em um restaurante. Tais como um cardápio diferenciado, uma seleção de vinhos de qualidade, uma decoração típica, etc. Mas mais do que tudo isso, o que faz o cliente continuar voltando ao estabelecimento é um atendimento ao cliente excepcional. Afinal, não há nada mais atraente em um bar ou restaurante que um bom atendimento ao cliente, não é mesmo? São coisas bem simples, mas que fazem a diferença na hora de o cliente avaliar o seu restaurante como um local para frequentar com regularidade.
Joana Vaz
Joana Vaz
2025-07-20 11:38:22
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45% desejam encontrar pratos mais baratos e gostosos, 34% querem que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos. Chama atenção por serem preferência simples mas que, segundo os dados, não estão sendo atendidas pelos donos de restaurantes. É importante notar que as duas maiores porcentagens estão ligadas a qualidade e procura dos alimentos. 95% dos entrevistados querem encontrar novidades em alimentos e bebidas. O dono do restaurante precisa de inovação, qualidade e preços aceitáveis. São as tendências mais buscadas dos consumidores. Alimentos naturais, sustentáveis e gostosos, ambiente confortável e atencioso podem ser a experiência do encontro, mais a refeição, um motivo para retornar ao estabelecimento. Dessa forma, deixar o restaurante um lugar atrativo e bem visto para um encontro perfeito para socializar novamente.
Neuza Loureiro
Neuza Loureiro
2025-07-20 10:48:38
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Utilize o truque dos números quebrados, como R$ 12,95 ou R$ 13,90, que tendem a chamar mais a atenção. Preços que terminam com 0,95 são mais amigáveis e eficazes que preços com 0,99 ao final. Detalhar os pratos do seu menu de forma a encantar o cliente pode vender até 30% a mais do que um prato comum. Utilizar nomes éticos ou geográficos chamam a atenção para os pratos, dando a sensação de serem muito especiais ou com um preparo que só aquele local oferece. Essa técnica funciona muito bem e é difundida em praticamente todo o mundo de acordo com seu tipo de culinária.
Sofia Valente
Sofia Valente
2025-07-20 10:36:52
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O que as pessoas mais reparam em um restaurante Existem diversos elementos que chamam a atenção de quem entra em seu estabelecimento, influenciando na decisão de voltar ou não, bem como na de recomendá-lo para outras pessoas. Existem 4 que merecem destaque e sua atenção, sendo eles: Limpeza, Qualidade do atendimento, Qualidade da comida e Clareza de informações. A higiene é um item essencial em qualquer lugar, e em um restaurante não seria diferente. A qualidade da comida, obviamente, irá se destacar seja positiva ou negativamente. Por mais que outros fatores também sejam importantes, esse é o que mais pode gerar insatisfação e fazer com que o cliente não volte. A forma como as informações são disponibilizadas em seu restaurante, principalmente se for difícil de identificá-las, o que ocorre quando o cliente não consegue achar o banheiro com facilidade ou entender facilmente seu cardápio. E engana-se quem acredita que os clientes reparam somente na limpeza da cozinha: chão, talheres e principalmente os banheiros também chamam a atenção quando apresentam sujeira, por menor que seja. Qualidade do atendimento Desde a recepção, passando pelo atendimento do garçom até a hora de fechar a conta não há como fugir: sua equipe estará sendo avaliada. Nesse ponto a questão mais importante é que esse é fator chama a atenção por gerar mal estar quando o cliente não é bem atendido, portanto deve ser trabalhado constantemente.
Erica Ferreira
Erica Ferreira
2025-07-20 09:53:26
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A forma como é recebido é claro que essa é um das coisas que o cliente percebe assim que entra em um restaurante, afinal a forma como é recebido será seu primeiro contato real com o estabelecimento e poderá determinar se a experiência como um todo será boa ou não. A área de espera na qual deve aguardar pela liberação da mesa é um ponto que o cliente também repara, e muito. A decoração de um restaurante é um dos fatores determinantes para que ele se torne único para as pessoas, e claro que os clientes não iriam deixar de reparar nela. Aliás, eles reparam na falta dela também. A limpeza dos banheiros é um dos ambientes que mais exigem higiene dentro do seu negócio, e basta que não esteja limpo como deveria para que seu cliente não queira mais voltar. Afinal, se ele encontra o banheiro sujo, certamente vai acreditar que na cozinha o cuidado com a higienização também não é como esperado. Os cheiros do restaurante e nesse ponto, vale a pena falar novamente do banheiro: se ele está com cheiro forte, principalmente de sujeira, não causará uma boa impressão. Assim que entra em um restaurante, porém, o cliente poderá sentir outros cheiros, como os vindos da cozinha. Nesse caso, é fundamental que o cheiro da comida gere a vontade imediata de compra, e não algum tipo de mal estar. A iluminação também é um elemento chave para deixar os clientes a vontade, por isso deve ser bem pensada, não basta somente espalhar lâmpadas pelo teto. Aliás: certifique-se de que a luz esteja direcionada a iluminar a mesa e a comida, e não colocada diretamente sobre o cliente. A limpeza dos vidros e das pratarias é outra coisa que o cliente percebe assim que entra em um restaurante, ou seja, se copos e talheres não estão com marcas ou sujeira. Caso estejam, tenha certeza que grandes são as chances de perder o cliente na mesma hora. A limpeza geral do restaurante é questão que vale para o restaurante como um todo: o cliente irá perceber se as mesas não estiverem limpas, se houver resto de comida ou sujeira no chão ou poeira em algum lugar. Lembrando, mais uma vez: se o cliente identificar a sujeira, será difícil convencê-lo de que sua cozinha não é igualmente suja. A forma como são feitos os avisos é outra coisa que o cliente percebe, os clientes irão reparar no quão profissional seu restaurante é nesse assunto. Se cria os avisos da forma mais simples ou se tem um cuidado para passar uma boa imagem até mesmo nesse detalhe. Sendo assim, sempre que tiver que comunicar algo, evite simplesmente escrever em um papel e colar. Preze por digitar o aviso e imprimi-lo, pois essa iniciativa passa uma imagem muito melhor. O som e então, o que o cliente escuta quando entra no seu restaurante? Uma música ambiente adequada ao local, em um volume aceitável que não atrapalhe, ou algo mais alto e incômodo? Seja em relação ao som ambiente ou às atrações musicais que contratar para o seu restaurante, sempre se certifique de que tudo estará agradável ao ouvido do cliente. E então, quais dessas coisas que o cliente percebe assim que entra em um restaurante precisam ser melhoradas em seu estabelecimento? E não se esqueça de outro ponto fundamental que chama a atenção: o tempo de preparo dos pratos e drinks e a forma como são apresentados. Você se atenta a esses detalhes? Existe padronização em sua cozinha, envolvendo desde a quantidade de ingredientes de cada prato/drink até o tempo que deve ser utilizado no preparo e como a apresentação deve ser? Se não, você precisa começar a utilizar a Ficha Técnica o quanto antes, pois é essa ferramenta que te ajudará a mudar esse cenário. Para entender tudo sobre ela e obter um modelo para ser utilizado em seu restaurante, conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, com o qual também irá aprender a precificar tudo que vende da forma correta.