Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco.
Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente.
Um médico ou um fisioterapeuta de confiança podem prescrever exercícios de estabilização dinâmica da coluna lombar, trabalhando sobretudo a região dos abdominais e das costas.
A prática de atividades aeróbicas moderadas e sob supervisão de um profissional habilitado, também é muito vantajosa para pessoas que enfrentam problemas de hérnia de disco, inclusive porque contribuem para a perda de peso.
O ideal é optar por exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica ou ciclismo.
Por falar em exercícios de baixo impacto, a hidroterapia surge como uma alternativa bastante interessante, especialmente para quem não é muito adepto da natação tradicional.
Fazer uma atividade na água é uma ótima opção, pois auxilia no fortalecimento dos músculos sem forçar demais a coluna vertebral, além de ser uma atividade de baixo impacto articular.
O método Pilates é um poderoso recurso para quem tem hérnia de disco e funciona muito bem — tanto no tratamento conservador, quanto após a realização da cirurgia —, desde que seja orientado por um profissional e realizado com a adequada estabilização da região afetada.
Com o passar do tempo — e com o ganho de resultados —, os pacientes têm uma boa recuperação, evoluindo com os exercícios funcionais e livres da amplitude de dor.
O instrutor deve ter uma formação adequada, com conhecimentos prévios da anatomia da coluna, de biomecânica e do mecanismo de lesão, para que possa planejar as atividades e orientar corretamente a execução.
Ainda tem dúvidas sobre as atividades e exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco?
Então, marque uma consulta com um ortopedista!