:

Quem tem hérnia de disco é melhor fazer pilates ou academia?

Gil Coelho
Gil Coelho
2025-07-29 03:22:33
Count answers : 14
0
Quem tem hérnia de disco não deve evitar atividades físicas. A prática de atividades físicas permite que os músculos e articulações sejam ativos, diminuindo a rigidez da coluna vertebral, principalmente quando houver desconforto ou dor. Mas não são todas as atividades físicas que são ideais para o paciente com hérnia de disco. Ioga e pilates para quem tem hérnia de disco essas duas atividades podem ser boas para quem sofre de dores nas costas. A ioga neutraliza a tensão muscular e o pilates ajuda a melhorar a postura, fortalecendo os músculos. Na verdade, não esqueçamos que o bem-estar das costas depende também da musculatura, que deve estar tonificada e elástica ao mesmo tempo, para sustentar tanto a estabilidade quanto a mobilidade da coluna. A orientação de um profissional de atividade física é extremamente importante, principalmente para pacientes que estão saindo da vida sedentária e estão tendo o primeiro contato com alguma atividade física. Ele irá instruir quanto ao movimento e postura correta, corrigir falhas e fazer o acompanhamento para evitar lesões. A escolha correta deve acontecer após a liberação por parte do médico que está tratando a hérnia de disco e com o apoio de um educador físico. é sempre melhor conversar com seu médico antes de escolher uma atividade física.
Beatriz Domingues
Beatriz Domingues
2025-07-29 02:38:14
Count answers : 23
0
Os exercícios permitidos para quem tem hérnia de disco incluem caminhada, pilates, natação e musculação leve, sempre com foco no fortalecimento muscular e sem sobrecarregar a coluna vertebral. Os exercícios para quem tem hérnia de disco devem ser de baixo impacto e focados no fortalecimento muscular sem sobrecarregar a coluna vertebral. O pilates, especialmente o supervisionado por fisioterapeutas, é uma excelente opção, pois foca na estabilização da coluna e no fortalecimento do core, o que alivia a pressão sobre os discos intervertebrais. A musculação pode ser realizada, desde que com cargas leves e sempre sob orientação de um profissional especializado. Deve-se evitar exercícios que comprimam diretamente a coluna, como agachamentos pesados e levantamento terra.
Leticia Soares
Leticia Soares
2025-07-29 00:14:43
Count answers : 23
0
O pilates é uma prática bastante completa e que ajuda bastante a reforçar a região do core. Portanto, esse método costuma ter ótimos resultados no controle da hérnia de disco. Aqui, é imprescindível que a região atingida pelo problema seja estabilizada durante as sequências para prevenir lesões. Vale acrescentar que a modalidade está cada vez mais disseminada em todo o país, sendo crescentemente buscada devido aos seus grandes benefícios. O pilates, é importante lembrar, serve tanto para uma abordagem mais conservadora quanto no cuidado pós-cirúrgico. O ideal é escolher exercícios com pouco impacto, como ciclismo, caminhadas, natação e hidroginástica. Importantíssimo salientar: sempre que for começar qualquer exercício, procure um responsável especialista na área. Certamente ele saberá qual a melhor opção para o seu caso e a forma mais adequada para começar. Para confirmar qual é a terapêutica mais apropriada para cada pessoa, é de suma importância consultar um especialista. Somente um profissional habilitado está capacitado para indicar as atividades seguras para o paciente. Tanto o profissional de saúde quanto o instrutor devem acompanhar regularmente o indivíduo para averiguar quais treinamentos são adequados.
Igor Rodrigues
Igor Rodrigues
2025-07-28 23:04:02
Count answers : 24
0
Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco. Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente. Um médico ou um fisioterapeuta de confiança podem prescrever exercícios de estabilização dinâmica da coluna lombar, trabalhando sobretudo a região dos abdominais e das costas. A prática de atividades aeróbicas moderadas e sob supervisão de um profissional habilitado, também é muito vantajosa para pessoas que enfrentam problemas de hérnia de disco, inclusive porque contribuem para a perda de peso. O ideal é optar por exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica ou ciclismo. Por falar em exercícios de baixo impacto, a hidroterapia surge como uma alternativa bastante interessante, especialmente para quem não é muito adepto da natação tradicional. Fazer uma atividade na água é uma ótima opção, pois auxilia no fortalecimento dos músculos sem forçar demais a coluna vertebral, além de ser uma atividade de baixo impacto articular. O método Pilates é um poderoso recurso para quem tem hérnia de disco e funciona muito bem — tanto no tratamento conservador, quanto após a realização da cirurgia —, desde que seja orientado por um profissional e realizado com a adequada estabilização da região afetada. Com o passar do tempo — e com o ganho de resultados —, os pacientes têm uma boa recuperação, evoluindo com os exercícios funcionais e livres da amplitude de dor. O instrutor deve ter uma formação adequada, com conhecimentos prévios da anatomia da coluna, de biomecânica e do mecanismo de lesão, para que possa planejar as atividades e orientar corretamente a execução. Ainda tem dúvidas sobre as atividades e exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco? Então, marque uma consulta com um ortopedista!