:

Qual o melhor exercício para um idoso de 60 anos?

Yasmin Soares
Yasmin Soares
2025-10-02 06:19:45
Count answers : 23
0
O professor de educação física Marcio Atalla recomenda aos idosos que invistam em fortalecimento muscular, como musculação ou pilates - especialmente depois dos 65 anos -, que ajuda na resistência das pernas e pode diminuir o risco de quedas e fratura no fêmur. O ortopedista Cesar Janovsky, do Hospital Santa Catarina, diz que o fortalecimento muscular é obrigatório para o idoso, por ser o mais simples e efetivo de se praticar. Cesar aponta que, caso o idoso ou idosa que tenha problemas nos joelhos, é necessário fazer fortalecimento muscular em vez de caminhar ou correr - atividades que podem ser boas para o coração, mas péssimas para a saúde das articulações. Para quem não gosta do ambiente da academia, é possível experimentar pilates, eletroestimulação de corpo inteiro. Para quem gosta de treinos aeróbicos, pode pedalar, fazer natação, hidroginástica ou dança, que estimulam a sociabilidade, outro fator importante para uma vida longeva e saudável. Musculação - Fortalece a musculatura, as articulações do corpo e melhora a condição cardiorrespiratória. Pilates - Fortalece a musculatura e as articulações do corpo, assim como melhora a condição cardiorrespiratória.
Duarte Andrade
Duarte Andrade
2025-09-20 08:35:59
Count answers : 20
0
Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo. A natação, e também a hidroginástica, são exercícios muito bons para trabalhar a circulação sanguínea e a respiração. Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. A bicicleta é um bom exercício nessa etapa da vida. Pedalar é um exercício bem específico, que fortalece os músculos da perna e dos quadris. Busque exercícios que fortaleçam as pernas e os músculos da cintura. Os benefícios dessas duas modalidades vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima. Os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos. Essa dupla de exercícios é campeã no quesito melhoria da flexibilidade e equilíbrio.
Lorena Miranda
Lorena Miranda
2025-09-17 01:00:42
Count answers : 15
0
Ajustar os exercícios às capacidades e necessidades do indivíduo é indispensável, independentemente da idade. No caso de quem pratica desporto na terceira idade, há outros cuidados a ter, sobretudo se a atividade física não foi uma constante ao longo da vida. Duração: Os exercícios devem ser realizados com regularidade e continuidade: 3 vezes por semana, 40 a 60 minutos por sessão. Modalidades: 1. Caminhadas É a atividade física que pode começar a fazer já. Uma hora por dia é suficiente para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a coordenação motora e dar início a uma alteração de hábitos de vida sedentários para outros mais saudáveis. A natação é uma atividade com impacto reduzido nas articulações e permite uma maior amplitude de movimentos, estando indicada para tratar doenças como a artrite e osteoartrite. A flexibilidade e o equilíbrio são os principais benefícios destas práticas, além de que procuram igualmente a harmonia entre o aspeto físico e o mental. Ajudam no alívio das dores, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade e diminuem o stresse.
Isabela Oliveira
Isabela Oliveira
2025-09-05 21:29:20
Count answers : 11
0
A prática de uma atividade física ocorra ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. A avaliação deve ser feita por um especialista, que é preparado para identificar condições clínicas que podem interferir na segurança e desempenho desse idoso, como complicações cardiovasculares, por exemplo. Também é interessante promover exercícios que os agrade e enquadre-se nas potencialidades e limitações físicas apresentadas. Os preferidos dos idosos são caminhadas, musculação, dança, pilates e hidroginástica. Atividades físicas recomendadas para idosos Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil para não causar lesões. Natação Hidroginástica Caminhada Alongamento Musculação Dança Pilates Dança