No entanto, na maioria dos casos, o cansaço está associado a falta de descanso, noites mal dormidas, estresse e a uma dieta desequilibrada, poro em vitamina C, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, por exemplo, e nestes casos, a suplementação com estas vitaminas e minerais e remédios para dormir melhor, pode ser a solução para acabar com o problema.
Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico.
A Rhodiola Rosea é o extrato de uma planta usado em medicamentos para a fadiga e o cansaço, ajudando a atenuar esses sintomas e a restabelecer as condições mentais e físicas da pessoa, aumentando a capacidade de trabalho físico e mental.
O extrato de Panax ginseng é indicado para o tratamento dos sintomas associados à fadiga física e/ou mental e está presente em muitos suplementos, que também contêm vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e para combater o cansaço.
As vitaminas do complexo B têm um papel muito importante no organismo, além de muitas das funções que desempenham, também contribuem para a produção de energia e participam em inúmeras reações metabólicas em vários órgãos do corpo e, por isso, é muito importante verificar a sua presença na escolha de um suplemento para o cansaço.
O suco verde alivia o cansaço pois é rico em vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais, como o ferro, que além de melhorar o transporte de oxigênio no sangue, hidrata e ajuda a reduzir a fadiga muscular.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que possui como principal função a regulação do ciclo circadiano, fazendo com que funcione normalmente.
A sulbutiamina é uma substância presente no medicamento Arcalion e é indicado para o tratamento da fraqueza e cansaço físico, psíquico e intelectual e na reabilitação de pacientes com placas de aterosclerose.