O que é bom para dar energia ao idoso?

João Costa
2025-08-09 04:26:07
Count answers
: 17
As vitaminas essenciais para os idosos são essenciais para ajudar o organismo a fazer face aos desafios de uma idade mais avançada. Uma alimentação rica em determinadas vitaminas pode ser uma grande aliada. É importante incluir no regime diário alimentos ricos em vitamina E, vitamina D, vitaminas B12 e B6 e também em vitamina C. A Tiamina, Riboflavina e Niacina contribuem para o normal metabolismo produtor de energia, ajudando a combater a fadiga, cansaço e necessidade crescente de repouso. Ainda é importante destacar as vitaminas B6 e B12, que ajudam na normal função psicológica, contribuindo para uma capacidade de raciocínio e memória saudáveis.

Cristiano Oliveira
2025-08-09 01:51:45
Count answers
: 20
Para o bom funcionamento do nosso cérebro precisamos de energia dentro das células.
Os alimentos do complexo B (vitaminas B1, B2, B3) e o magnésio podem auxiliar na sensação de bem-estar e também melhorar a disposição física.
Açaí é uma fruta típica brasileira, rica em vitamina C e carboidratos, poderoso antioxidante, boa fonte de energia, gorduras insaturadas, fibras, B1, B2 e ferro.
A Linhaça e a Chia também são fonte de magnésio, manganês e selênio, possuem ômega 3 e fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino, o que é muito bom para os pacientes idosos.
A Quinoa é fonte de vitamina B1, B2, B3 e B6, que ajuda a glicose a se transformar em energia, além de atuar na função cerebral.
O idoso pode associá-lo à polpa de fruta pasteurizada em vitaminas ou usá-lo concentrado e orgânico, de preferência, com granola sem açúcar e frutas in natura.
Elas podem ser adicionadas em vitaminas, iogurtes, frutas e em algumas receitas de pães.
O Gengibre é a raiz mais usada por diversos povos há milênios.
A razão está em suas propriedades medicinais, que dão mais disposição e ânimo, combatendo os radicais livres.
Pode ser usado em sucos e chás.
Mas atenção, o excesso pode causar taquicardia e sudorese.

Juliana Barros
2025-08-08 23:10:09
Count answers
: 13
As proteínas são macronutrientes que atuam diretamente na construção muscular e isso é fundamental na terceira idade.
Os suplementos a base de proteínas, como o Whey Protein (proteína do soro de leite) e proteínas vegetais (como ervilha e lentilha), podem ser inseridos em uma dieta para idoso, a fim de preservar a massa muscular, oferecendo mais força e prevenindo quedas, por exemplo.
Vitaminas do complexo B, principalmente a B6 e a B12, estão entre as necessidades nutricionais dos idosos.
A vitamina B6 atua no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares no organismo e contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso central.
Já a vitamina B12 é fundamental para a saúde do sistema cardiovascular, mas também auxilia nas funções do sistema nervoso, já que está envolvida na produção das células cerebrais.
É importante que haja o consumo de proteínas, como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, alimentos com alto teor de fibras, como legumes e frutas, e baixo consumo de gorduras e açúcares.
É importante beber água, sucos e chás, para manter a hidratação adequada.