:

Qual o tempo ideal de cardio por dia?

Isabela Carneiro
Isabela Carneiro
2025-09-21 05:29:16
Count answers : 22
0
A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que adultos realizem atividades físicas de 150 a 300 minutos por semana, ou seja, de 2 horas e meia a 5 horas. Uma opção é praticar exercícios de 1 hora, durante 3 vezes na semana ou você pode dividir esse tempo e terá uma média de 22 a 43 minutos, todos os dias. Já crianças e adolescentes devem praticar atividades entre 90 a 120 minutos (1h e meia a 2 horas) por semana. Se você já faz musculação em academia ou pratica outra modalidade de força, deve estar acostumada(o) com a dobradinha cardio + musculação, mas a profissional de Educação Física, Marilia, explica que a ordem de execução depende do objetivo de cada pessoa. Se seu objetivo é ganhar massa, o ideal é fazer treino de cardio depois da musculação. Já se seu objetivo é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, o melhor é fazer o cardio antes da musculação. Quanto mais cardio a pessoa fizer, mais ela vai queimar gordura, e também vai ter uma melhora do condicionamento físico. Marilia relembra que se o objetivo é emagrecer, é importante incluir uma alimentação equilibrada e uma rotina organizada de sono. Se estiver sedentário(a), o indicado é começar com treinos leves e, de preferência, com acompanhamento de um personal trainer ou instrutor(a) físico(a). Já se você já tem o hábito de treinar, mantenha o ritmo e, se necessário, experimente outras modalidades.
Mara Matos
Mara Matos
2025-09-21 04:52:22
Count answers : 19
0
Segundo o personal trainer Victor Gomes, de Brasília, assim como os treinos de musculação, os de cardio também devem ser seguidos por descanso da musculatura, especialmente se forem intensos. Gomes esclarece que treinos de cardio são muito vastos e se adaptam bem a várias condições de saúde, por isso é difícil generalizar qual seria a frequência ideal para o público geral. O personal trainer lembra que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é distribuir de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou intensa ao longo da semana, evitando ultrapassar esta barreira caso não se trate de um atleta em treinamento. Para fazer cardio todos os dias, portanto, é preciso adaptar os exercícios à constituição física e à rotina: começar primeiro pelos mais treinos curtos e leves, como caminhadas de 10 minutos, até chegar a atividades mais intensas.
Miguel Pires
Miguel Pires
2025-09-21 03:57:07
Count answers : 19
0
A duração ideal da atividade cardiopulmonar depende da idade, da condição física e do objetivo de cada um. Porém, se consideramos uma pessoa ativa e sem lesões, pode-se considerar um tempo satisfatório de 30 minutos, podendo aumentar para algo entre 45 minutos e 1 hora, de acordo com a melhora na resistência e condicionamento físico. O interessante é realizar as atividades aeróbicas antes dos exercícios de força. Quando os objetivos são globais, como no caso de quem procura por emagrecimento, ganho de massa muscular e do desenvolvimento de resistência física, pode-se intercalar a prática aeróbica com exercícios de força. A realização do cardio após a musculação é recomendada para quem deseja focar no ganho de massa muscular e força. Após o treino de resistência, os níveis de glicogênio muscular estão reduzidos, o que pode aumentar a eficiência do cardio na queima de gordura. Se o objetivo do treino é ganho de massa, a pessoa deve focar nisso, então ela deve começar pelo treino de ganho de massa e fazer o cardio depois, já que é importante ela estar descansada para conseguir dar o máximo dela na musculação. Para os idosos, o ideal é realizar o treinamento de força após a atividade aeróbica com o intuito de melhorar o condicionamento e a resistência de uma força global. Nos dias sem treino de força, fazer atividades aeróbicas.
Valentim Castro
Valentim Castro
2025-09-21 03:32:45
Count answers : 23
0
É necessário bem menos tempo, na verdade é quase mínimo. Segundo o preparado físico, Márcio Atalla, apenas 1 minuto é suficiente para o organismo começar a queimar gordura. Nós precisamos pensar que já em repouso a gordura é usada como fonte de energia. Nos primeiros 10 segundos de um treino aeróbico, o glicogênio muscular é o combustível principal, mas você já usa cerca de 3% da gordura também. Um minuto e meio depois, essa porcentagem já sobe para 50% e depois de 3 minutos esse número já é mais de 90%. O especialista afirma que quanto mais tempo fizer de atividade aeróbica, independente de qual for, maior será a queima de gordura. A intensidade que você faz para executar a atividade, também é fundamental na queima de gordura, mesmo que o treino seja mais curto. As atividades que recrutam mais grupos musculares são mais eficientes no emagrecimento. Corrida, natação e remo, por exemplo, são os que apresentam maior queima calórica. O jeito mais rápido de produzir essa molécula é via carboidrato, que fica estocado dentro do nosso músculo, porém, esse estoque é muito limitado. Apenas 1 quilo de glicogênio muscular no corpo consegue ser acumulado. — Por isso que quando você começa a fazer atividade física, você começa a utilizar o carboidrato que está disponível no músculo, porém, por ter um estoque ilimitado de gordura, o jeito mais barato é produzindo ATP via gordura. Na atividade aeróbica, a gordura passa a ser a fonte de energia principal para produzir essa moedinha de energia (ATP) — diz Atalla. O especialista afirma que independente do treino que escolher ou do tempo que tiver disponível, o importante é fazer o exercício.