Posso fazer musculação com 13 anos?
Eva Domingues
2025-10-27 05:01:15
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Adolescentes podem fazer musculação com acompanhamento médico para uma prática saudável e segura, segundo especialistas.
Um deles é a testosterona, principal aliada da hipertrofia.
Portanto, nessa faixa etária, o uso de aparelhos com alta carga de pesos com o objetivo de ganho de massa muscular não é recomendado.
Afinal, além de não melhorar esteticamente, pode haver dano ao esqueleto que ainda não está maduro suficiente para suportar as cargas.
Mas, afinal, adolescentes podem fazer musculação?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguindo as especificidades de cada criança e adolescente, são recomendados 60 minutos de atividade física por dia.
Para atividades mais intensas, como a musculação, é fundamental buscar orientação com um pediatra de confiança.
Sem supervisão adequada, a musculação aumenta a chance de sobrecarga nas articulações e deformidades do esqueleto – que ainda pode estar em formação e apresentar cartilagens (partes moles dos ossos) de crescimento.
Embora grande parte das academias estabeleça um limite por idade, o critério a ser utilizado é o estágio de desenvolvimento puberal.
Quando os jovens atingem a formação dos caracteres sexuais e crescimento ósseo completos, então podem praticar exercícios com mais força.
Marco Lima
2025-10-14 04:31:40
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De acordo com a publicação da SBP, durante o exercício físico, a contração muscular promove um aumento da atividade na região óssea próxima aos locais onde os músculos se inserem, levando ao aumento da mineralização óssea. Dessa forma, o treinamento de resistência é recomendado pela SBP, sendo indicados programas graduais, que podem ser iniciados aos 8 anos de idade com pesos livres de até 15 kg, por não mais que 30 minutos e três vezes por semana. Uma revisão sistemática, que analisou o efeito do treinamento de força ou exercício de resistência sobre o crescimento longitudinal em crianças de 7 a 12 anos, concluiu que o treinamento de força não influencia negativamente no crescimento linear das crianças. A SBP ressalta que o exercício físico melhora o suprimento de oxigênio e nutrientes para o cérebro, por aumentar a circulação sanguínea do corpo. De 6 a 19 anos: devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido, tais como: pedalar, nadar, brincar em um playground, correr, saltar e outras que tenham, no mínimo, a intensidade de uma caminhada. Atividades de flexibilidade e de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos, devem ser realizadas pelo menos três dias por semana.
Marta Valente
2025-10-14 01:08:53
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De acordo com os especialistas em saúde e esporte da Universidade da Austrália do Sul, Hunter Bennett, Grant R. Tomkinson e Max Nelson, ainda existe um grande estigma sobre a prática do levantamento de peso quando se trata de menores de idade por conta do temor dela impactar negativamente nos processos de desenvolvimento.
Um equívoco comum é que o treinamento de resistência é ruim para crianças.
Mas esse boato não é apoiado por evidências científicas.
Na verdade, não há evidências de que um programa de treinamento de resistência supervisionado atrapalhe o crescimento das crianças ou danifique as placas de crescimento.
O treinamento de resistência também pode ser benéfico para crianças com sobrepeso ou obesas que não querem ou não conseguem fazer atividades aeróbicas, como correr e nadar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, recomenda que a faixa etária de 5 a 17 anos pratiquem 60 minutos de atividade física por dia.
Também é fortemente sugerido treinar com foco nos ossos e músculos três vezes por semana.
Para Márcio Atalla, especialista em treinamento de alto rendimento e colunista do GLOBO, um profissional responsável por acompanhar é importante não somente pela execução correta dos exercícios.
Para lidar com essa faixa de idade é crucial que essa atividade tenha um componente lúdico, você não pode tratar uma criança como um adulto.
Principalmente porque para a criança o ambiente da academia tende a ser monótono.
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