Dieta na doença do refluxo gastroesofágico – O que EVITAR
Por ser uma doença que causa queimaduras no esôfago, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de refluxo.
Comidas e bebidas ácidas, como laranja, abacaxi e limão são alguns exemplos.
Pratos condimentados, picantes e até mesmo com extrato de tomate podem piorar a queimação durante o refluxo.
Existem ainda alguns alimentos que diminuem a pressão do esfíncter esofagiano inferior, causando um relaxamento que facilita o refluxo durante a digestão.
Estão nesta categoria os alimentos gordurosos, desde frituras, maionese e sobremesas, até chocolate, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Café, condimentos como cravo, canela, hortelã,menta e bebidas gaseificadas também estão neste grupo.
Considere ainda evitar bebidas e alimentos fermentados ou que são de difícil digestão, como carnes gordas, creme de leite integral, frutas gordurosas (como abacate), milho verde, queijos fortes e concentrados, nabo, ovo cozido, pimentão.
Dieta e alimentos recomendados na doença do refluxo gastroesofágico
Mesmo que os pacientes dessa doença tenham uma série de restrições, também temos diversos alimentos que são aliados no combate à diminuição dos sintomas.
Folhas verdes e alimentos como couve, espinafre, alface, pepino e brócolis apresentam níveis baixos de gordura e açúcar, o que torna a digestão menos ácida, e por isso são recomendados.
As leguminosas como ervilha, lentilha, grão de bico tem um pouco mais de calorias, mas que na quantidade ideal são benéficas para o estômago e bastante nutritivas.
Temos ainda a seleção das frutas, que são sempre uma ótima recomendação para qualquer dieta.
No caso de quem sofre da doença do refluxo gastroesofágico, prefira as não cítricas, como banana, maçãs, pêras, mamão e goiaba.
Considere também que nem todos os tipos de gorduras fazem mal ao nosso organismo.
Alguns alimentos como castanhas, óleo de girassol, linhaça, nozes, por exemplo, são ricos em óleos sem deixar de fazer bem à saúde.
Com relação às carnes, conforme citamos acima, procure evitar carnes gordas e gordurosas, pois essas são de difícil digestão – o que pode agravar o refluxo.
Prefira peixes, frutos do mar ou frango, que apresentam teor mais baixo de gordura.
Além disso, sempre que for possível, escolha carnes grelhadas ou cozidas, e não fritas.