:

Como explicar o que é yoga para crianças?

Neuza Andrade
Neuza Andrade
2025-08-26 11:18:14
Count answers : 15
0
Numa aula de yoga, é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar a criança. A prática do yoga incide em 4 pontos fundamentais: 1Âsanas A base do yoga assenta na sequência de âsanas feitas durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração. Na aula de yoga é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar algumas regras à criança: respirar correctamente; ao coordenar o movimento com a música e com a respiração, desenvolve a concentração; aprendem a relaxar e a acalmar, utilizando como ferramentas úteis no dia-a-dia e melhorando a aprendizagem. Principalmente, e o mais importante de tudo, é que uma aula de yoga é um momento divertido, em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre.
David Machado
David Machado
2025-08-22 02:36:55
Count answers : 18
0
Com movimentos do corpo e posturas do Yoga nos transformamos em sementes, brotos, árvores e lindas flores. O Yoga para crianças pode ser desenvolvido por meio de uma linguagem lúdica, com outras metodologias e práticas: envolvendo brincadeiras, contação de histórias, música e artes de forma geral. No sentido etimológico, Yoga vem da raiz “Yug” que significa “união”. É possível dizer que surgiu na busca por uma conexão com o sagrado – o divino ou o aspecto espiritual em cada um de nós – e com toda a natureza. Assim, o Yoga é uma prática para o corpo compreendido em sua integralidade, envolvendo exercícios respiratórios, posturas psicofísicas, meditação, relaxamento, além dos aspectos filosóficos e éticos contidos em muitas escrituras relacionadas ao Yoga Clássico. O corpo no Yoga é visto como algo integral – não há separação entre corpo – mente – alma ou consciência.
Micael Pereira
Micael Pereira
2025-08-09 20:10:22
Count answers : 15
0
O yoga permite à criança aprender a regular a transpiração e gerir o fôlego. Graças às várias posturas que exigem a dissociação da utilização dos braços, das pernas, do tronco..., os praticantes vão, por exemplo, trabalhar a propriocepção, esta capacidade de assimilar a posição das várias partes do corpo. Há realmente uma noção de descoberta de si próprio e das suas possibilidades físicas. A prática do yoga que, vamos recordar, não tem qualquer contra-indicação para os mais pequenos, vai também ajudá-los a adoptar uma boa postura e ensinar-lhes, de certa forma, a portar-se bem. A prática desta atividade trabalha a mobilidade articular e a flexibilidade muscular. O facto de sustentar alguns movimentos solicita os grupos musculares profundos e proporciona força à criança, assim como o encadeamento de vários movimentos garante flexibilidade. O yoga é, por exemplo, uma excelente base se a criança pretender, em seguida, orientar-se para outras modalidades. Terá já adquirido uma verdadeira bagagem em termos de atividade física e de desenvolvimento psicomotor.