:

Qual é o melhor desporto para o coração?

Rita Pinho
Rita Pinho
2025-08-12 23:30:50
Count answers : 21
0
Os benefícios que poderão obter com esta atividade física traduzem-se a nível da função cardiovascular e respiratória. A redução dos fatores de risco cardiovasculares inclui diminuição da tensão arterial, aumento do HDL, diminuição dos triglicerídeos, diminuição da massa gorda e aumento da massa muscular. Além disso, a atividade física diminui a possibilidade de doença coronária e de acidente vascular cerebral. Todas as pessoas devem fazer atividade física de moderada intensidade, pelo menos 30 min/dia, 5 dias/semana, ou de maior intensidade durante pelo menos 20 min, 3 dias por semana. A caminhada é um exemplo de atividade física de moderada intensidade, enquanto a corrida é um exemplo de atividade física de maior intensidade. É importante consultar sempre o médico assistente antes de iniciar a atividade física. No caso das pessoas sedentárias, ou com baixos níveis de atividade física, esta deve ser iniciada com um programa de baixa intensidade, que irá aumentando gradualmente. Os benefícios que resultam da prática de atividade física ultrapassam de longe os riscos associados com a prática de atividade física. É de salientar que o grau de risco é menor nas pessoas treinadas, comparativamente às sedentárias, ou com um nível de atividade física muito irregular. A atividade física regular pode ser praticada de forma progressiva, para viverem melhor, durante mais tempo e com boa qualidade de vida.
Irina Batista
Irina Batista
2025-08-05 13:22:52
Count answers : 14
0
Felizmente, e para ter um maior número de opções à escolha, são muitos. Os dois primeiros incluem os desportos mais saudáveis para o coração, embora também seja aconselhável complementá-los com outras atividades. O exercício aeróbico moderado que faz o coração bombear sangue é o mais recomendado pelos médicos para todo o tipo de pessoas. Eis alguns exemplos de desportos saudáveis para o coração do grupo aeróbico: Caminhar a passo ligeiro, correr, nadar, andar de bicicleta, saltar à corda, jogar ténis e padel. A combinação de exercício aeróbico e trabalho de força é a melhor opção para aumentar o colesterol bom e reduzir o colesterol mau. A frequência com que este tipo de rotina deve ser introduzido é de, pelo menos, dois dias por semana, deixando sempre um dia de descanso entre sessões. Alguns exemplos são exercícios com pesos, flexões, agachamentos ou aulas que introduzem cardio e exercícios de resistência como GAP, exercício funcional, Aqua Power, etc.
Cláudio Moreira
Cláudio Moreira
2025-08-05 10:59:50
Count answers : 20
0
Para favorecer o sistema cardiovascular, as atividades precisam elevar a frequência cardíaca. Assim, fica claro que os esportes que fazem esse papel são considerados os melhores exercícios para o coração, o órgão vital para nós. É fato que movimentar o corpo também é benéfico nessas situações. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, mostrou que os exercícios aeróbicos ajudam na remoção de mitocôndrias disfuncionais (tipos de células) do tecido cardíaco. Isso melhora a circulação sanguínea e até contribui com a saúde de todo o corpo. Para escolher o melhor exercício para o coração, é preciso se consultar com o médico cardiologista e saber qual o melhor exercício para o coração nesse caso específico.
Nuno Fernandes
Nuno Fernandes
2025-08-05 10:40:46
Count answers : 15
0
A prática de exercício físico regular é um hábito amigo da nossa saúde cardíaca. Há, no entanto, modalidades que a beneficiam mais do que outras. A caminhada ocupa o primeiro lugar do pódio e está ao alcance de praticamente qualquer pessoa. Convide um grupo de amigos ou junte a família e caminhem durante 30 minutos, o suficiente para o seu coração sair a ganhar. A caminhada ocupa o primeiro lugar do pódio e está ao alcance de praticamente qualquer pessoa, apenas 30 minutos por dia e o seu coração já sentirá os benefícios. Outras modalidades que têm o mesmo efeito incluem Nadar, uma das modalidades que mais benefícios reúne, exercita o coração e os pulmões, melhorando a saúde cardiovascular, a força e a tonicidade muscular. A corrida, que diminui o risco de doença arterial coronária em 42%, é uma tendência mundial que vale a pena seguir, melhora a forma física, aumenta os níveis de bom colesterol e diminui os valores da tensão arterial e de inflamação. O Treino de força também é benéfico, quando combinado com exercício aeróbico, ajuda a reduzir a tensão arterial e a controlar os níveis de colesterol. O Ciclismo ajuda a regular os níveis de pressão arterial, diminui os níveis de mau colesterol e está associada a uma melhor saúde cardiovascular.
Miguel Batista
Miguel Batista
2025-08-05 10:25:42
Count answers : 16
0
A prática de exercício físico regular caminha de braços dados com a saúde cardiovascular - quer do ponto de vista da prevenção como de uma possível solução. Entre os benefícios que advêm da prática desportiva estão: uma maior capacidade de absorver oxigénio, redução da tensão arterial, do colesterol e diabetes, um aumento dos níveis de energia, manutenção de um peso saudável e o controlo do stress. A natação contribui positivamente para a frequência cardíaca e para a regulação dos níveis de tensão arterial, bem como para uma melhor circulação sanguínea e redução de problemas respiratórios. A canoagem é ainda um desporto que traz benefícios no combate à Diabetes tipo 2 e hipertensão. Atividades físicas moderadas e regulares reduzem o risco de problemas cardíacos – o que torna o Pilates numa prática muito benéfica para a saúde cardiovascular. Ao pôr todos os músculos a trabalhar, andar de bicicleta - quer seja indoor ou outdoor -, reduz o colesterol, hipertensão arterial e o risco de Diabetes. Para ganhar um ponto de ténis exige-se um constante movimento em campo - o que, naturalmente, acelera o coração e torna o desporto num excelente aliado à saúde cardiovascular.