:

O que é esforço aeróbico?

Lisandro Machado
Lisandro Machado
2025-07-31 03:21:32
Count answers : 19
0
Exercícios aeróbicos são aqueles em que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura, e de longa duração. É um tipo de exercício de longa duração, preferencialmente contínuo e de baixa ou moderada intensidade. Quando falamos de exercícios aeróbicos, estamos querendo dizer que o oxigênio é o fator principal, pois ele funcionará como fonte de queima dos substratos que irão produzir a energia transportada para o músculo que está em atividade. Neste tipo de prática estão inclusos exercícios como caminhada, corrida, pedalada, natação e dança. Apenas os exercícios aeróbicos podem metabolizar gorduras para que ocorra a produção de energia necessária ao esforço físico, considerando que esta quantidade é muito baixa se comparada às quantidades necessárias no processo de perda de gordura corporal.
Joel Tavares
Joel Tavares
2025-07-31 03:09:14
Count answers : 10
0
Os exercícios aeróbicos são aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia para o corpo, e normalmente são realizados por um longo período, com intensidade de leve a moderada, como corridas, caminhadas e bicicleta. Os exercícios aeróbicos dependem do oxigênio para gerar energia e são realizados por períodos mais longos, com intensidade de leve a moderada, como na corrida e na caminhada.
Micael Domingues
Micael Domingues
2025-07-31 00:21:24
Count answers : 15
0
As atividades físicas aeróbicas requerem uma grande quantidade de oxigênio para serem executadas. Ou seja, o oxigênio é a principal fonte utilizada para gerar energia para esse tipo de atividade física. Nesse sentido, elas exigem muito da respiração de quem pratica, além de trabalhar uma grande quantidade de músculos simultaneamente por um determinado período. Esse recrutamento muscular leva ao aumento da frequência cardíaca (batimentos do coração) e da respiração. Para entender na prática, exemplos de atividades físicas aeróbicas incluem subir escadas, caminhar e correr no parque e utilizar a bicicleta para se deslocar. Uma aula de natação seria um exercício físico aeróbico, pois é uma atividade física aeróbica planejada, estruturada e repetitiva. No entanto, as recomendações da OMS especificam que essa quantidade de atividades físicas deve ser de atividades aeróbicas. As atividades físicas e os exercícios físicos aeróbicos têm a capacidade de aumentar a aptidão cardiorrespiratória, melhorar o condicionamento físico de modo geral, ajudar na redução do colesterol ruim (LDL), controlar os níveis de glicose no sangue (resistência à insulina), melhorar a imunidade, fortalecer os ossos e os músculos, controlar o peso corporal e melhorar o humor. Para quem tem doenças do coração, as atividades físicas mais benéficas são aquelas com características aeróbicas. E os benefícios podem ser ainda maiores por meio da combinação de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, bicicleta ou natação, com atividades que envolvem exercícios de força, como musculação ou treinamento funcional. A dupla mostra maior proteção para risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares, câncer e doenças crônicas do trato respiratório inferior, quando comparado a essas duas modalidades (atividades aeróbicas x atividades com exercícios de força) isoladamente.
Bianca Nogueira
Bianca Nogueira
2025-07-31 00:04:08
Count answers : 18
0
Os exercícios aeróbicos são os exercícios físicos de baixa a alta intensidade que dependem principalmente do processo de geração de energia aeróbica pelos músculos. Aeróbico é definido como relacionado a, envolvendo ou exigindo oxigênio, e refere-se ao uso de oxigênio para atender às demandas de energia. O exercício aeróbico é realizado repetindo sequências de atividades de intensidade leve a moderada por longos períodos de tempo. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. O fortalecimento e aumento do músculo cardíaco é um dos benefícios deste tipo de exercícios para a saúde. Além de serem indicados como medida de prevenção para uma ampla variedade de doenças cardiovasculares. Nos exercícios físicos prolongados, com duração superior a 10 minutos, realizados em ambientes com condições de temperatura e de umidade estáveis e taxas de esforço não muito elevadas, o organismo usa predominantemente o metabolismo aeróbico para a obtenção de energia. A oxidação aeróbica é quem realiza o fornecimento e o uso adequado de oxigênio para a manutenção do trabalho por longos períodos.